David Lappartient, presidente da UCI, está aberto a uma grande reorganização do calendário UCI do WorldTour a partir de 2026, concordando assim com as propostas do projeto de reforma do ciclismo mundial One Cycling.
Este projeto tem como objetivo reduzir e relocalizar algumas das provas do calendário UCI. Entre outras alterações, a UCI está a considerar a possibilidade de organizar a Paris Roubaix e a Volta à Flandres em outubro.
Em declarações à DirectVelo, o presidente da UCI disse que a COVID 19 obrigou a reorganizar o calendário e as audiências foram fantásticas.
Estas alterações afetariam apenas as corridas por etapas de uma semana, as clássicas e os monumentos. As grandes voltas manteriam as suas datas normais no calendário.
“Temos de organizar o calendário do WorldTour de forma a reduzir a poluição e não nos deslocarmos de uma parte do planeta para outra todos os meses”,
afirmou Lappartient.
A principal razão seria evitar viagens contínuas e reduzir a pegada de carbono, tendo a UCI como objetivo reduzir as emissões para 50% até 2030.
“Em vez de irmos cinco ou seis vezes por ano a um país, é melhor juntar as corridas todas num determinado período de tempo. As semanas de Clássicas são fantásticas. Os ciclistas estão três semanas na Flandres e não se deslocam. É bom para todos”,
concluiu o presidente da UCI.
Caso esta proposta avance, estas mudanças no calendário só seriam aplicadas em 2026 e fariam com que estes dois monumentos se realizassem em outubro tal como sucedeu em 2021 devido à pandemia.
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.