Simon Clarke (Israel-Premier Tech) venceu hoje a quinta etapa da 109.ª edição da Volta a França.
O ciclista australiano de 35 anos foi o homem do dia numa etapa marcada pelos troços de ‘pavé’ que provocaram momentos de grande emoção.
Simon Clarke completou os 157 quilómetros da ligação entre Lille e Arenberg Porte du Hainaut em 03:13.35 horas, batendo a concorrência de Taco van der Hoorn (Intermarché-Wanty Gobert) e de Edvald Boasson Hagen (TotalEnergies), segundo e terceiro classificados.
Van Aert manteve a camisola amarela, num dia atribulado para a Jumbo-Visma

Wout van Aert (Jumbo-Visma) segurou a camisola amarela, num dia atribulado para a sua equipa.
Van Aert teve que parar no decorrer da etapa para auxiliar o companheiro de equipa Jonas Vingegaard, depois deste ter sofrido uma avaria. Além de Vingegaard, Primoz Roglic também não teve um dia fácil, devido a uma queda sofrida, que o fez perder tempo na classificação geral.
Nota ainda para o facto de Tadej Pogacar (UAE Emirates) ter conseguido no dia de hoje ganhar 13 segundos entre o grupo de favoritos à vitória final da prova, isto depois de ter realizado uma boa etapa, em que arriscou um pouco mais do que a maioria do pelotão.
Portugueses terminaram integrados no pelotão

Nelson Oliveira (Movistar) e Rúben Guerreiro (EF Education-Easypost) terminaram ambos integrados no pelotão, a 01:04 minutos do vencedor da etapa.
Top 10 etapa
POS | PAÍS | NOME – EQUIPA | TEMPO |
---|---|---|---|
01 | ![]() | Simon Clarke – Israel-Premier Tech | 03:13:35 |
02 | ![]() | Taco van der Hoorn – Intermarché-Wanty-Gobert | + 00 |
03 | ![]() | Edvald Boasson-Hagen – TotalEnergies | + 02 |
04 | ![]() | Neilson Powless – EF Education-EasyPost | + 04 |
05 | ![]() | Magnus Cort – EF Education-EasyPost | + 30 |
06 | ![]() | Jasper Stuyven – Trek-Segafredo | + 51 |
07 | ![]() | Tadej Pogacar – UAE Team Emirates | + 51 |
08 | ![]() | Jasper Philipsen – Alpecin-Deceuninck | + 01:04 |
09 | ![]() | Fabio Jakobsen – Quick-Step Alpha Vinyl Team | + 01:04 |
10 | ![]() | Luca Mozzato – B&B Hotels-KTM | + 01:04 |
Vídeo resumo
Top 10 classificação geral
POS | PAÍS | NOME – EQUIPA | TEMPO |
---|---|---|---|
01 | ![]() | Wout van Aert – Jumbo-Visma | 16:17:22 |
02 | ![]() | Neilson Powless – EF Education-EasyPost | + 13 |
03 | ![]() | Edvald Boasson-Hagen – TotalEnergies | + 14 |
04 | ![]() | Tadej Pogacar – UAE Team Emirates | + 19 |
05 | ![]() | Yves Lampaert – Quick-Step Alpha Vinyl Team | + 25 |
06 | ![]() | Mads Pedersen – Trek-Segafredo | + 36 |
07 | ![]() | Jonas Vingegaard – Jumbo-Visma | + 40 |
08 | ![]() | Adam Yates – INEOS Grenadiers | + 48 |
09 | ![]() | Tom Pidcock – INEOS Grenadiers | + 49 |
10 | ![]() | Geraint Thomas – INEOS Grenadiers | + 50 |
Amanhã pelotão enfrenta mais uma longa etapa

Amanhã, quinta-feira, o pelotão tem pela frente mais uma longa tirada, a contar para a 6ª desta 109.ª edição do ‘Tour de France’, com um total de 219,9 quilómetros entre Binche e Longwy.
Classificações completas aqui.
Por: Nelson Ferreira
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.