Tour de France | Duelo de campeões na coroação de Pogacar em Paris

Tour de France | Duelo de campeões na coroação de Pogacar em Paris
Créditos: A.S.O./Morgan Bove

Mathieu van der Poel e Tadej Pogacar protagonizaram mais um duelo espetacular na última etapa do Tour de France, cuja geral volta a ser conquistada pelo esloveno

Mathieu van der Poel (Alpecin – Premier Tech) venceu a última etapa do Tour de France, depois de um duelo com Tadej Pogacar (UAE Emirates – XRG) levado a cabo na colina de Montmartre. O esloveno, por sua vez, alcança a quinta vitória na classificação geral da maior corrida do mundo, e junta-se ao lote de recordistas.

Ler mais | Tour de France | Pódio resolve-se no dia de Carapaz

Créditos:
A.S.O./Thomas Maheux

Incêndios em França encurtam etapa

Último dia de competição na 113ª edição do Tour de France, com a habitual chegada aos Campos Elísios, em Paris. Tal como aconteceu em 2025, a derradeira etapa passou pelo Côte de la butte Montmartre, sendo que, este ano, a última subida estava mais longe da meta: a cerca de 10 km.

Essa alteração à etapa, em relação à última edição, aumentou as possibilidades de os homens mais rápidos do pelotão apanharem as ofensivas em Montmartre nos últimos 10 km, e abria, assim, a hipótese de vitória para classicomanos e sprinters.

Créditos:
A.S.O./Thomas Maheux

Devido aos incêndios que se fazem sentir na região de Bordéus, a organização do Tour decidiu encurtar a etapa em 44 km, passando a contar com “apenas” 89 km. Os tempos para a geral também seriam neutralizados, o que acabou por correr bem à UAE Emirates – XRG, que viu Isaac Del Toro furar e perder o contacto com o pelotão.

Sapeurs Pompiers (Bombeiros Sapadores) foram homenageados em Paris – Foto: A.S.O./Thomas Maheux

Pogacar vs MvdP para terminar o Tour

Com a ameaça dos sprinters a pairar sobre os homens mais ofensivos do pelotão, foram dois nomes previsíveis a lançar as ofensivas decisivas na fase crucial da corrida: Tadej Pogacar e Mathieu van der Poel.

Os dois coroaram a última subida a Montmartre isolados, com menos de 0:10 sobre os perseguidores mais próximos. Com 10 km para a meta, o pelotão uniu esforços para apanhar os fugitivos.

Os últimos quilómetros foram de uma tensão que dignificou esta edição do Tour: dois campeões do mundo na frente, a serem perseguidos de muito perto por um pelotão onde já faltavam algumas forças.

Créditos: A.S.O./Charly Lopez

Nos metros finais, Pogacar não conseguiu seguir a última aceleração de Van der Poel. O neerlandês foi isolado em direção à meta e acabou por vencer, com apenas centímetros de vantagem sobre os sprinters que chegaram do pelotão.

Jasper Philipsen (Alpecin – PremierTech), colega de equipa, foi segundo, e Mads Pedersen (Lidl-Trek) confirmou a camisola verde com o terceiro lugar na jornada.

Chega ao fim a 113ª edição do Tour de France onde, apesar da camisola amarela ter ficado entregue desde cedo a Tadej Pogacar, houve espaço para uma luta interessante pela classificação dos pontos, ganha por Mads Pedersen, e para uma luta feroz pela camisola da montanha, vencida por Richard Carapaz (EF Education – EasyPost).

Foto: A.S.O.-Morgan Bove

A camisola branca motivou uma das visões mais estranhas do Tour nos últimos anos, com o líder da geral a trabalhar para Del Toro, colega que seguia no terceiro lugar. Por último, a Lidl-Trek leva a classificação por equipas, para a qual a UAE Emirates – XRG ainda lutou, mas que foi obrigada a abdicar depois das quedas e doenças que se sentiram na equipa.

Foto: A.S.O.-Morgan Bove

Para terminar, duas notas: em primeiro lugar, Nelson Oliveira, português da Movistar, torna-se no homem com mais Grandes Voltas concluídas de forma consecutiva na história do desporto.

Nelson Oliveira, português da Movistar, torna-se no homem com mais Grandes Voltas concluídas de forma consecutiva na história do desporto. Foto: A.S.O. Charly Lopez

Depois, a entrada de Tadej Pogacar no clube dos cinco: o campeão do mundo junta o seu nome ao lote de outros quatro grandes do desporto (Jacques Anquetil, Eddy Merckx, Bernard Hinault e Miguel Indurain), como os únicos a vencerem a maior corrida do mundo por cinco vezes na carreira.

Vídeo resumo da etapa

Top 10 da etapa

ClassificaçãoCorredorEquipaTempo
1van der Poel MathieuAlpecin – Premier Tech1:58:49
2Philipsen JasperAlpecin – Premier Tech,,
3Pedersen MadsLidl – Trek,,
4Kanter MaxXDS Astana Team,,
5Kooij OlavDecathlon CMA CGM Team,,
6Mohorič MatejBahrain – Victorious,,
7Pluimers RickTudor Pro Cycling Team,,
8Turgis AnthonyTotalEnergies,,
9Russo ClémentCofidis,,
10Fretin MilanGroupama – FDJ United,,

Top 10 da classificação geral

ClassificaçãoCorredorEquipaTempo
1Pogačar TadejUAE Team Emirates – XRG73:56:26
2Evenepoel RemcoRed Bull – BORA – hansgrohe6:26
3del Toro IsaacUAE Team Emirates – XRG9:42
4Seixas PaulDecathlon CMA CGM Team11:56
5Martinez LennyBahrain – Victorious13:02
6Skjelmose MattiasLidl – Trek14:59
7Ayuso JuanLidl – Trek17:48
8Carapaz RichardEF Education – EasyPost20:00
9Jegat JordanPinarello Q36.5 Pro Cycling Team29:28
10Pidcock TomTotalEnergies33:21

Noticias relacionadas

Precisam-se mecânicos! Indústria da bicicleta preocupada

Precisam-se mecânicos! Indústria da bicicleta preocupada

Granfondo Serra d’Ossa By Blackjack Wheels  levou cerca de 1600 participantes ao Alentejo

Granfondo Serra d’Ossa By Blackjack Wheels levou cerca de 1600 participantes ao Alentejo

Europeus | Roglic vence contrarrelógio em casa e Reusser revalida o título

Europeus | Roglic vence contrarrelógio em casa e Reusser revalida o título

Calendário em alta e ProTeams em crise: o que mudará no ciclismo em 2027?

Calendário em alta e ProTeams em crise: o que mudará no ciclismo em 2027?

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais