Atleta da Matos Mobility/Optiria foi a mais rápida em Vila Franca de Xira. Valeria Valgonen nova líder da Volta a Portugal Feminina.
Mais um dia de muito calor na primeira jornada em linha da Volta a Portugal Feminina Cofidis, que ligou a Portela, no concelho de Loures, a Vila Franca de Xira. Decisão ao sprint favorável a Eva Anguela (Matos Mobility/Optiria), equipa de Albergaria a Velha.
Foi um duelo entre espanholas com Susana Pérez (Cantábria Deporte-Rio Miera) batida sobre a meta.
Eva Anguela foi campeã espanhola júnior em 2020, mas tem tido um ano difícil. Iniciou a época na Zaaf, estrutura que abriu 2023 em grande graças a atletas de nível WorldTour, como a francesa Cordon Ragot, mas que não pagou salários nem cumpriu as expetativas criadas perdendo a licença UCI Continental em abril.
“Estou muito feliz. Sabia que era uma etapa em que, se sofresse, poderia passar bem os topos e chegar com força para discutir a etapa. Foi possível, graças à equipa, que me ajudou para poder estar bem colocada. O meu objetivo será tentar ganhar todas as etapas que terminem ao sprint.”
Eva Anguela
Massi Tactic de Vera Vilaça domina a geral
O pódio da etapa foi fechado pela russa Valeria Valgonen (Massi Tactic) que bonificou quatro segundos e saltou à liderança da geral individual trocando com a colega Miryam Nuñez, vencedora do prólogo de abertura.
Miryam Nuñez está a dois segundos da líder enquanto a britânica Freya Rawlins a quatro segundos. A Massi Tactic de Vera Vilaça domina a geral da Volta a Portugal Feminina Cofidis.
“Senti-me bem ao longo de toda a etapa e tive a ajuda das minhas colegas. Estou muito feliz por ter a camisola amarela e espero poder mantê-la até final, mas o importante é o resultado da equipa e iremos lutar por ganhar todas as etapas restantes.”
Valeria Valgonen

Sexta-feira é dia da etapa dos museus
Quanto às portuguesas nada se alterou e as mesmas três que se posicionaram no top 10 após o prólogo mantêm as posições: Beatriz Roxo (Cantábria Deporte-Rio Miera) é 4ª a 14 segundos, Cristiana Valente (Glassdrive/Chanceplus/Allegro) é 7ª a 20 segundos e Vera Vilaça (Massi Tactic) é 10ª a 24 segundos.
“É sempre bom ser a melhor portuguesa, se bem que estamos aqui a trabalhar em coletivo e não a pensar num resultado individual, além de que cada corredora portuguesa tem um papel diferente dentro da respetiva equipa. Na nossa equipa temos um plano, mas dia a dia, em função das sensações e da situação de corrida, tomamos decisões. Isso determinará qual a minha função em cada momento”.
Beatriz Roxo
O terceiro dia de prova da Volta a Portugal Feminina Cofidis viaja até à zona centro. Sexta-feira é dia da etapa dos museus. A jornada de 100,4 km parte do Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, em Torres Vedras, às 12h30, e termina no Museu do Ciclismo, nas Caldas da Rainha.
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.