Pelotão nacional 2024 – Aviludo – Louletano – Loulé Concelho

Pelotão nacional 2024 – Aviludo – Louletano – Loulé Concelho

Segundo ano de Américo Silva ao leme. Expetativas a médio/longo prazo e a reformulação da equipa em análise.

Este é o segundo ano de Américo Silva como diretor desportivo da equipa da Aviludo-Louletano-Loulé Concelho.

A equipa conta com 10 ciclistas para pedalar “pela promoção do concelho de Loulé, do Algarve e do país”.

Tendo pegado na equipa em 2023, Américo Silva encara este como um projeto de futuro, com objetivos bem traçados a longo prazo.

“A época de 2024 enquadra-se numa perspectiva a longo prazo, como uma época isolada. Os objetivos da equipa da Aviludo-Louletano-Loulé Concelho é em cada ano ir crescendo um pouco mais, criando uma estrutura e uma equipa que, quiçá num futuro a médio prazo, possa voltar a discutir uma Volta a Portugal.”

Américo Silva ao TopCycling.

Top 10 na Volta a Portugal de 2023

A equipa sofreu uma forte restruturação face a 2023 com sete saídas e seis entradas.

A Aviludo-Louletano-Loulé Concelho acabou 2023 com três top 5 em etapas e um top 10 na classificação final da Volta a Portugal.

Também alcançou um top 3 na primeira etapa do GP Internacional Torres Vedras-Troféu Joaquim Agostinho:

  • Jesus del Pino – 10º lugar na Volta a Portugal e 4º na quinta etapa
  • César Martingil – 4º lugar no prólogo e na segunda etapa da Volta a Portugal
  • Tomas Contte – 3º lugar na primeira etapa do GP Internacional Torres Vedras-Troféu Joaquim Agostinho

Num ano em que apenas quatro corredores se mantêm na equipa face a 2023, Américo Silva fala-nos sobre como se lida com estas saídas e se separa o lado profissional do lado humano.

“Vai-se aprendendo ao longo dos anos. Com a experiência que o ciclismo nos vais dando e com a experiência de lidar com as pessoas. A partir daí temos de saber separar. Este ano houve uma mudança muito grande e falei sobre isso à equipa. Nunca tive uma postura de fazer grandes alterações, mas tendo em conta que entrei no ano passado com esta visão de futuro, avaliei a equipa e o que queríamos, e a partir daí comecei a fazer as primeiras alterações rumo aos objetivos traçados no ano passado.”

Importância da equipa como um todo

Sempre que há uma janela de transferências há que integrar quem chega e criar um bom ambiente de grupo.

A ideia é que todos cresçam individualmente e a equipa cresça como um todo. Para além de seis corredores, também novos elementos chegaram à equipa técnica:

“Não é fácil entrar numa equipa em que há uma restruturação de 60 por cento e no primeiro estágio conseguir-se coesão entre todos. Logicamente que há um trabalho por parte de toda a equipa técnica e felizmente também aí consegui umas mais-valias para esta temporada. Todos juntos conseguimos fazer um excelente trabalho de integração que fez com que a equipa esteja unida com o mesmo objetivo. O importante não é ninguém individualmente, mas a equipa como um todo. Isso conseguiu-se e irá certamente dar os seus frutos a curto prazo.”

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais: Youtube, Instagram, “X” e Facebook.

Noticias relacionadas

Mundial de Gravel 2026: Austrália recebe a edição mais dura e com menos “WorldTour’s” de sempre

Mundial de Gravel 2026: Austrália recebe a edição mais dura e com menos “WorldTour’s” de sempre

Precisam-se mecânicos! Indústria da bicicleta preocupada

Precisam-se mecânicos! Indústria da bicicleta preocupada

Granfondo Serra d’Ossa By Blackjack Wheels  levou cerca de 1600 participantes ao Alentejo

Granfondo Serra d’Ossa By Blackjack Wheels levou cerca de 1600 participantes ao Alentejo

Europeus | Roglic vence contrarrelógio em casa e Reusser revalida o título

Europeus | Roglic vence contrarrelógio em casa e Reusser revalida o título

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais