Por cá, os Campeões Nacionais foram Márcio Barbosa e Ana Santos, como adiantámos neste artigo, vamos agora ver quem são os Campeões Nacionais de ciclocrosse nos vários países de referência desta modalidade.
A menos de 20 dias para o Campeonato do Mundo de Ciclocrosse, o ponto alto da temporada para os ciclistas desta modalidade, saber quem foram os Campeões Nacionais de ciclocrosse é sempre um bom barómetro para saber quais os ciclistas a seguir.
Sim, sabemos que é inevitável e “fácil apostar” numa vitória de Mathieu van der Poel, também sabemos que além dessa previsão existe uma poderosa selecção belga sempre candidata, mas o desporto vai além dos vencedores, vai além dos pódios, e num Campeonato do Mundo há muitos mais ciclistas com enorme qualidade a seguir.
Os primeiros Campeões Nacionais de 2020.
Alemanha
Na corrida masculina, o companheiro de equipa de Mathieu van der Poel Marcel Meisen impôs-se à concorrência e revalidou o título no seu país.
Na corrida feminina, a campeã foi Elisabeth Brandau.
Bélgica
Sendo a Bélgica o país berço desta modalidade, ser campeão Nacional de ciclocrosse neste país, tem quase tanto significado como ser campeão do mundo e na corrida masculina houve um estreante, Laurens Sweeck sucedeu a Toon Aerts e vai vestir a prestigiada camisola de campeão nacional belga durante o próximo ano.
Na corrida feminina, Sanne Cant que está em crescente de forma desde o início da temporada sagrou-se campeã belga e deixa boas indicações para tentar revalidar o título mundial, diante da poderosa armada holandesa.
Espanha
Na corrida masculina, Felipe Orts Lloret confirmou o favoritismo, revalidando o título de Campeão Nacional espanhol, numa prova que contou com a presença de Gorka Izaguirre, que terminou 3.º
Na corrida feminina, a ciclista de estrada Lucia Gonzalez Blanco é a nova campeã nacional.
França
Na prova masculina, o ciclista de 26 anos da AG2R La Mondiale Clement Venturini superiorizou-se ao especialista francês em ciclocrosse e BTT Joshua Dubau.
Na prova feminina, aquela que finalizou em terceiro nos campeonatos da Europa Sub-23 da presente temporada venceu a corrida de Elites, Marion Norbert Riberolle.
Inglaterra
Na corrida Masculina, Thomas Pidcock venceu com superioridade sobre os restantes.
Na categoria feminina houve surpresa, quando muitos apontavam Ana Kay como favorita, a Sub-23 Harriet Harnden com só 19 anos venceu na categoria de Elites.
Países Baixos (Holanda)
Na corrida masculina, Mathieu van der Poel venceu sem problemas, seguindo-se Lars van der Haar.
Na corrida feminina previa-se batalha entre a Sub-23 Ceylin Alvarado e Lucinda Brand, tendo a Alvarado vencido a corrida, sagrando-se assim pela primeira vez na carreira Campeã Nacional de Elites.
Suíça
A suíça é um país de ciclismo, e como tal também por lá o ciclocrosse é bastante competitivo, na corrida masculina o conhecido ciclista de bicicleta de montanha Lars Forster sagrou-se Campeão Nacional.
Na corrida feminina Zina Barhoumi, com só 23 anos foi mais forte que a concorrência.
Itália
Na corrida masculina venceu Jakob Dorigoni
Na corrida feminina a experiente Eva Lechner revalidou o título, relegando outra das estrelas mundiais Alice Maria Arzuffi para o segundo posto.
República Checa
Na corrida masculina, numa modalidade normalmente dominada por jovens, e quando todos esperavam que Tomas Kopecky (companheiro de equipa de Laurens Sweeck) de 19 anos ganhasse a prova, deu-se a surpresa e foi Emil Hekele que aos 42 anos de idade se sagrou Campeão Nacional de Elites.
Na corrida feminina, Pavla Havlikova levou a melhor sobre as adversárias.
Os Campeonatos do Mundo serão nos dias 1 e 2 de Fevereiro em Dubendorf, Suíça, mas até lá ainda há mais Taça do Mundo e troféu Superprestige para seguir, vai passando pelo nosso site para saber as novidades.
Por: Luís Beltrão
Subscreve a nossa newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e Twitter .