Tom Dumoulin anuncia final de carreira

Tom Dumoulin anuncia final de carreira

O ano de 2022 marcará assim a despedida da competição do ciclista neerlandês de 31 anos.

Apesar de algo inesperada, esta notícia não é uma surpresa total, uma vez que surge um ano depois de Dumoulin ter efetuado uma pausa na carreira, sinais claros de que o final da carreira poderia estar próximo.

Definido para o final da temporada 2022, o final de carreira coincide com a data em que termina o contrato com a formação da Jumbo-Visma, argumento que também terá pesado na decisão de Dumoulin.  

O anúncio da retirada enquanto profissional foi efetuado pelo próprio atleta nas redes sociais

Decidi que 2022 vai ser o meu último ano como ciclista profissional!

Tom Dumoulin

Desempenho no Giro 2022 ficou abaixo do esperado

Depois de efetuar uma paragem em 2021 para reflexão do rumo que iria dar à carreira desportiva, o vencedor do Giro de Itália em 2017, via-se agora envolto em várias dúvidas e atravessava uma fase em que já começavam a surgir algumas especulações em relação ao seu futuro, isto depois do desempenho abaixo do esperado no Giro 2022, prova que não chegou a concluir.

No entanto, e após a paragem, Tom Dumoulin ainda conquistou a medalha de prata no contrarrelógio nos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas apesar desse incentivo, não conseguiu regressar ao seu nível habitual de forma.

Com este anúncio, feito pelo próprio ciclista, coloca-se assim um ponto final nos vários rumores que iam surgindo.

Em 2020, tive um ano muito difícil e, no final do ano, treinei em excesso e ‘explodi’. No fim de 2020, início de 2021, era apenas uma sombra de mim e decidi fazer uma pausa no ciclismo e pensar no futuro.

Tom Dumoulin

Especialista em contrarrelógio teve prestações brilhantes em 2017 e 2018

O especialista em contrarrelógio registou nos anos 2017 e 2018 resultados brilhantes, sendo provavelmente os melhores anos da carreira.

Em 2017, além de conquistar o Giro de Itália, Dumoulin sagrou-se ainda campeão do mundo de ‘crono’, individual e por equipas. Em 2018 foi segundo classificado na geral no Giro de Itália e no Tour de França.

No total, Tom Dumoulin foi quatro vezes campeão neerlandês de contrarrelógio.

Decisão ponderada e difícil de tomar

A decisão de terminar a carreira foi, segundo o ciclista, “muito ponderada”.

A base dessa ponderação reside no facto de considerar que ainda poderia vir a atingir a boa forma que o notabilizou nos últimos anos, mas, Dumoulin considera que para isso acontecer, seria necessário uma conjugação de fatores a que o seu corpo poderia já não corresponder.

Com muita paciência e uma abordagem muito cautelosa ao nível do treino, estou convencido de que poderia recuperar todo o meu potencial na bicicleta. Mas esse seria um caminho, longo e paciente, sem qualquer garantia de sucesso. Decidi não seguir esse caminho, optando por abandonar o ciclismo ativo e seguir um caminho novo e desconhecido.  

Tom Dumoulin

Continuidade no mundo do ciclismo está garantida

O amor pelo ciclismo continua para Tom Dumoulin.

O ciclista de 31 anos garante que vai continuar ligado ao mundo do ciclismo, um mundo que ele apelida que tanto pode “levar a um mundo surpreendente” pela positiva, como, “conduzir a um caminho frustrante” pela negativa, e do qual o seu corpo está já cansado.

Sei que o meu amor pela bicicleta vai manter-me ligado ao mundo do ciclismo, de uma forma ou de outra!

Tom Dumoulin

Aproxima-se assim o fim uma bonita história que durou 11 anos enquanto profissional, fase em que Tom Dumoulin vestiu as cores da Sunweb e da Jumbo-Visma, onde entre muitos feitos já atrás enunciados, conquistou nove etapas nas principais Grandes Voltas, incluindo três no Tour de França.

Até ao ponto final, Tom Dumoulin ainda quer lutar por mais um objetivo. Será no Campeonato do Mundo de Estrada, agendado para o mês de setembro, na Austrália, e onde o ciclista neerlandês pretende chegar às medalhas.  

Para os amantes do ciclismo, e em especial para os admiradores de Tom Dumoulin, resta respeitar a decisão do atleta e disfrutar dos últimos momentos deste enquanto profissional.

Por: Nelson Ferreira

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook

Noticias relacionadas

Primoz Roglic de volta à estrada

Primoz Roglic de volta à estrada

Egan Bernal mostra como está a trabalhar duro para 2023 (Vídeo)

Egan Bernal mostra como está a trabalhar duro para 2023 (Vídeo)

Victor Koretzky, estrela do BTT assina pela Bora- Hansgrohe

Victor Koretzky, estrela do BTT assina pela Bora- Hansgrohe

Trek lança novo equipamento da Trek-Segafredo

Trek lança novo equipamento da Trek-Segafredo

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos