Óculos réplicas ou falsos – o barato, pode sair muito caro para os teus olhos no futuro

Óculos réplicas ou falsos – o barato, pode sair muito caro para os teus olhos no futuro
Usas óculos que são réplicas baratas de modelos originais? Sabes até que ponto as lentes desses óculos podem prejudicar os teus olhos?

O ciclismo é uma actividade onde se passam muitas horas ao sol, e na qual se usam quase sempre óculos, seja pelo conforto de diminuir a luminosidade do sol, seja por protecção ou mesmo pelo aspecto.

Em geral, todo o equipamento de ciclismo é caro e os óculos para a prática do ciclismo não são excepção. Uns óculos com umas lentes de qualidade, que ofereçam protecção verdadeira aos raios ultra-violeta (UV) custam no mínimo 80€ (seja de que marca for).

Alguns ciclistas amadores procuram alternativas mais baratas, e deparam-se com ofertas tentadoras de réplicas de modelos originais por um preço muito baixo.

No entanto essas réplicas que muitas vezes anunciam ter protecção “UV”, não têm essa protecção, e com um preço tão baixo as lentes são de fraca qualidade pelo que a protecção que oferecem é perto de zero.

Como é que isto pode afectar os teus olhos?

A explicação dos oftalmologistas é simples e rápida.

Segundo estes profissionais, a exposição dos olhos às radiações acelera o aparecimento da catarata e intensifica a degeneração macular (doença que prejudica a visão central).

A grande questão é que, quando se usam óculos escuros a nossa pupila dilata-se, abrindo caminho para mais radiação com o objectivo de absorver mais luz.

Por isso é necessário que os óculos escuros protejam as pupilas dilatadas contra os raios “UV” que as atingem, pois outra função dos óculos de sol é permitir que possamos ver melhor quando estamos ofuscados por luz forte.

Agora imagina com óculos de sol falsos.

A tua pupila vai responder à escuridão da mesma forma (tenham os óculos lentes boas ou más), com a desvantagem de que se forem más (falsas) a protecção “UV” não existe, ou seja, é ainda pior do que não usar óculos no sol.

Encontram-se pela Internet todo o tipo de modelos e marcas. Os modelos mais populares aparecem com maior facilidade.

Além disto, algumas lentes e armações de óculos de ciclismo são “anti-quebra”, não partem nem estilhaçam quando sofrem um impacto, ao contrário do que acontece com os óculos falsos que em caso de queda e impacto podem danificar seriamente a cara e os olhos.

Antes de optares por óculos réplicas pensa bem nisto, nem toda a gente pode gastar dinheiro em óculos topo de gama, mas pelo menos certifica-te de que as lentes são boas e protegem os teus olhos.

 

Luís Beltrão

Mr.B.

Noticias relacionadas

Canyon anuncia desconto de 20% dias 7 e 8 de Julho

Canyon anuncia desconto de 20% dias 7 e 8 de Julho

Tour de France – Resumo etapa 2

Tour de France – Resumo etapa 2

Volta ao Algarve – Resumo etapa 3

Volta ao Algarve – Resumo etapa 3

La Flèche Wallone – Antevisão

La Flèche Wallone – Antevisão

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos