Prova espanhola, que Jonas Vingegaard venceu em 2023 e 2024, vai partir de Portugal no próximo ano.
Segundo o TopCycling apurou, a partida da “O Gran Camiño” será na cidade do Porto, rumando depois o pelotão ao Minho onde a corrida atravessará a fronteira de regresso à Galiza. A corrida vai para a estrada entre 26 de fevereiro e 2 de março de 2025.
Ler mais | Ciclista de verão e ciclista de inverno
Percurso em 2025
A prova galega vai adicionar, em 2025, mais uma etapa às quatro que têm sido habituais. Vai passar por cada uma das províncias da Galícia, e transformar-se numa corrida internacional em virtude da partida da primeira etapa de Portugal.
Os organizadores da prova destacam esta passagem para o outro lado do Minho como maneira de “apontar a relação de afinidade que existe e disfrutar de um país que, tradicionalmente, tem acolhido muitos ciclistas galegos”.
Prova em crescimento
A organização da prova também destaca o seu crescimento nos últimos anos. Em 2024, ‘O Gran Camiño’ levou a prova a 170 países através da transmissão televisiva – teve um aumento de membros da imprensa na corrida, bem como mais interações nas redes sociais.
Em 2025, o envolvimento da Junta da Galícia garantiu a realização da prova. O governo autónomo apostou no impulso da corrida para aproveitar as potencialidades do ciclismo para aquela área do país.
Vencedor é cara conhecida
“O Gran Camiño” acontece desde 2022 e tem tido vencedores ilustres. Na sua primeira edição, foi Alejandro Valverde a vencer a prova, à frente de Michael Woods.
Em 2023 – com Rúben Guerreiro no pódio – e 2024, a corrida galega tem sido prova de eleição para o duas vezes campeão do Tour de France, Jonas Vingegaard. O dinamarquês começou as duas últimas épocas na Galícia: venceu a classificação geral nos dois anos, com seis vitórias de etapas em oito etapas disputadas nas últimas duas edições.
A presença do dinamarquês ainda não está confirmada em 2025, mas caso participe, Portugal vai poder voltar a ver um dos melhores ciclistas do mundo a dar pedaladas em território nacional.
Créditos da foto de destaque: Kike Abelleira