Mathieu van der Poel não participará em mais de nenhuma corrida de estrada este ano, mas regressa à competição no próximo domingo, no primeiro Campeonato do Mundo de Gravel da história do ciclismo, que se realizará região italiana de Veneto, nos dias 8 e 9 de outubro.
Há cerca de dois anos atrás, quando questionado sobre a a bicicleta de Gravel, se a utilizava, Mathieu van der Poel respondeu que não utilizava, quando queria treinar fora de asfalto simplesmente pegava na sua bicicleta de Ciclocrosse e ia.
Deverá ser verdade, pois desafiamos alguém a encontrar uma fotografia do tri-Campeão do Mundo de Ciclocrosse numa bicicleta de Gravel até ao dia de ontem.
No entanto, quando surgiu a notícia sobre a realização de um Campeonato do Mundo da modalidade, organizado pela UCI, van der Poel deixou desde logo no ar a hipótese de poder participar, e agora explicou o porquê da sua decisão ;
“Vamos escrever um pouco de história no domingo.
Mathieu van der Poel
A adaptação à bicicleta de Gravel não foi má para mim. Será a primeira corrida de Grvel da minha carreira, embora também não seja totalmente novidade para mim. Treinei nesta bicicleta pela primeira vez hoje e parece-me algo entre a Estrada e o Ciclocrosse.
Mathieu van der Poel
No entanto o holandês não estará sozinho, outros profissionais do escalão World Tour também querem fazer parte da história. Mathieu van der Poel contará com a companhia de nomes como Greg Van Avermaet, Gianni Vermeersch, Zdenek Stybar, Peter Sagan, Daniel Oss, A.Lutsenko, Magnus Cort Nielsen, Alessandro de Marchi ou o espanhol Carlos Verona, entre outros.
A juntar a estes nomes, estarão presentes outros nomes fortes da modalidade como o compatriota de van der Poel, Campeão da Europa de Beach Race e vencedor do Unbound Gravel, Ivar Slik, bem como Jasper Ockeloen, Piotr Havik, Alex Howes, ou Nicolas Roche.
O Gravel é uma modalidade que tem ganho cada vez mais adeptos por todo o mundo, algo que ganhará mais expressão com a realização de um Campeonato do Mundo, com a participação de atletas de topo e consequente exposição mediática.
É natural que muitos dos profissionais World Tour queiram participar, afinal trata-se de uma camisola de Campeão do Mundo! É prestígio, independentemente da modalidade, e além da comunicação e Marketing para a sua equipa e patrocinadores associados, é como diz Van der Poel, quem vencer ficará na história da modalidade como o primeiro Campeão do Mundo.
No Topcycling.pt escrevemos sobre Gravel desde o nosso nascimento em 2017, além de outros artigos deixamos-te o que explica um pouco sobre como é organizado o Campeonato do Mundo, e o que descreve o Gravel no geral como modalidade:
Para mais artigos sobre a modalidade escreve “Gravel” no botão de pesquisa do site.
Transmissão
As corridas feminina e masculina serão transmitidas em diferido no canal Eurosport na quarta-feira dia 12, a partir das 15:00.
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.