UCI revela o percurso do Campeonato do Mundo Gravel

UCI revela o percurso do Campeonato do Mundo Gravel

A UCI (Union Cycliste Internationale) já revelou os percursos da primeira edição do Campeonato do Mundo Gravel. As diferentes corridas serão realizadas na região de Veneto, Itália, no fim de semana de 8 e 9 de outubro de 2022.

As corridas para as diferentes categorias começarão em Vicenza e passarão por Pádua antes de chegar ao município de Cittadella.

Os percursos serão maioritariamente compostos por sectores típicos de estrada de terra batida italiana (semelhantes às encontradas na Strade Bianche, a conhecida clássica World Tour) e sectores de paralelo. O restante (uma pequena percentagem) será composto por estradas de asfalto.

O percurso passará por muitos locais culturais importantes da região, como a cidade medieval de Cittadella, localizada 25 km. de Vicenza, onde será a chegada.

Categorias e distâncias

As mulheres (Elite Feminina e todas as categorias de idade) e os homens das categorias acima de 50 anos competirão no sábado, num percurso de 140 km com 700 m. de acumulado de subida.

A Elite Masculina disputará no domingo mais de 190 km com 800 m. de acumulado de subida: o mesmo percurso de sábado com mais duas voltas de 25 km.

Homens na faixa etária dos 19 aos 49 anos (extra equipas UCI) também correrão no domingo, completando uma volta extra para uma distância total de 165 km.

Evento para profissionais e amadores

Os ciclistas de Elite Masculina e Elite Feminina (membros de equipas registradas na UCI ou com um “wild card” da sua Federação) que vencerem o seu evento serão premiados com a camisola arco-íris de Campeão do Mundo da modalidade.

Os ciclistas que participam nos eventos de participação em massa para as suas respectivas categorias de idade, competirão por uma camisola de Campeão do Mundo UCI, especialmente projetada para os vencedores das faixas etárias desses eventos em massa. As corridas nas diferentes categorias começarão em ondas com pequenos intervalos.

Unbound Gravel 2021 (EUA)

Sistema de qualificação para poder participar

A qualificação para o campeonato do Mundo de Gravel é feita através dos eventos “Trek UCI Gravel World Series”, tendo o participante que terminar entre os 25% melhores de sua categoria de idade e género. As Federações Nacionais têm o direito de enviar uma seleção dos seus melhores ciclistas.

Eventos de preparação para os mundiais

Apesar da qualificação acontecer numa série de eventos ao longo do ano, há dois eventos este mês de Setembro a ter em conta, e que podem antecipar os acontecimentos do mundial em Outubro.

O Gravel One Fifty nos Países Baixos e o Ranxo Gravel em Espanha são os últimos 2 eventos do Gravel World Series (de um total de 11 que iniciaram em Abril), aos quais os candidatos ao título mundial não quererão faltar.

Ranxo Gravel 2021 (Espanha)

Alguns nomes conhecidos do BTT e da estrada têm estado a participar em alguns eventos e estão qualificados para a participação neste mundiais (sem haver ainda confirmação da sua participação).

Niki Terpstra e outros ex-profissionais têm participado em eventos de Gravel.

Alban Lakata ou Sergio Mantecon do BTT,assim como Niki Terpstra, Nathan Haas ou Alberto Losada da estrada, são alguns dos nomes que têm marcado presença em eventos Gravel World Series.

Curiosamente os nomes mais sonantes dos participantes do Unbound Gravel (EUA), que é o evento mais mediático no mundo do Gravel visto ter sido um dos eventos pioneiros, não aparecem nas classificações dos eventos do Gravel World Series realizados até agora.

Unbound Gravel não entra na UCI

Os organizadores do Unbound Gravel não aceitaram colocar o evento no Gravel World Series da UCI, continuando a fazer o evento de acordo com a sua origem, privilegiando a inclusão e diversidade de participantes.

O vencedor do Unbound Gravel 2022 (versão 200), o holandês Ivar Slik (campeão europeu de Beach Race), já anunciou que irá participar no Gravel One Fifty, que se realiza no seu país e bastará ficar nas primeiras posições para conseguir a qualificação.

Ian Boswell a cortar a meta no Unbound Gravel 2021

O ex-World Tour Laurens Ten Dam que também é presença frequente no Unbound Gravel, até agora ainda não participou noutros eventos do Gravel World Series, assim como Ian Boswell ou Peter Stetina, nomes de referência da modalidade que ainda não se sabe se irão participar no Campeonato do Mundo da UCI.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Ciclismo no Eurosport nos próximos dias

Ciclismo no Eurosport nos próximos dias

Remco Evenepoel na INEOS. Rumor ou realidade?

Remco Evenepoel na INEOS. Rumor ou realidade?

Nibali e Valverde despedem-se na Lombardia

Nibali e Valverde despedem-se na Lombardia

A Trek lança novo vestuário de inverno sustentável

A Trek lança novo vestuário de inverno sustentável

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos