O ciclista de Gondomar assumiu a liderança na terceira etapa, que terminou no alto de São Macário. O corredor de 20 anos conseguiu segurar a camisola amarela com as unhas de Duarte Mixão e os dentes de Noah Campos, os dois companheiros de equipa o ajudaram na última etapa.

A etapa rainha da competição centrava-se essencialmente no alto de São Macário, à terceira etapa. Mas a chuva também quis ser protagonista e agravou as condições, principalmente, no final da etapa. A vitória sorriu a Vicente Rojas Naranjo (Supermercados Froiz), ciclista que assinou pela equipa italiana Bardiani, para a próxima temporada. Mas foi João Silva quem sorriu mais alto e assumiu a liderança na competição após cruzar a linha de meta no quarto lugar. À partida para a última etapa o ciclista da Kelly-Simoldes-UDO tinha que defender uma escassa liderança de nove segundos para o ciclista e chileno e para Daniel Jimenez, dois corredores da equipa espanhola, Supermercados Froiz.

A última etapa partiu junto à costa, em Murtosa e terminou com circuito em Àgueda. João Silva apenas tinha dois corredores para o ajudar a defender a sua liderança. Uma fuga de 14 ciclistas destacou-se e conseguiu disputar a última etapa. Tiano Da Silva, da Santa Maria da Feira-Segmento d’Epoca, venceu com três segundos de vantagem para os restantes fugitivos. Já João Silva, chegou inserido no pelotão, sem ceder qualquer segundo para os rivais diretos.

A Volta a Portugal do Futuro teve vencedores de etapa espanhóis, britânicos, chilenos e sul-africanos mas foi um português quem venceu a competição. Duarte Domingues (Glassdrive/Q8/Anicolor) venceu a juvetude, Sérgio Saleiro (Fonte Nova-Felgueiras) a montanha e Owen Lightfoot (Maglia Tecnosylva Bembibre) os pontos. A Supermercados Froiz venceu coletivamente e colocou Vicente Rojas Naranjo e Daniel Jimenez no segundo e terceiro lugar do pódio, respetivamente.
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.