João Almeida e a Vuelta: “Estamos em boa forma e confiantes”
João Almeida falou aos jornalistas em conferência de imprensa antes da partida da Vuelta. O Topcycling conta-lhe tudo o que disse o português.
Ao lado de João Almeida esteve Adam Yates, colega na UAE Team Emirates e co-líder da equipa para a Vuelta.
Ler mais | Tudo sobre a Vuelta no Guia TopCycling
Expetativas
João Almeida parte para a Vuelta a España com expetativas altas. O português partilhou a opinião de que é um “dos principais corredores para a geral”, elaborando um pouco: “Não sei se sou o número um, há muitos, mas sou um deles. O objetivo é o pódio, queremos discutir e ganhar a corrida, ou eu ou o Adam. Se fizermos pódio o objetivo esta concluído, mas apontamos sempre à vitória”.
O ciclista da UAE Team Emirates deixa, no entanto, ressalvas em relação à luta pela vitória, nomeadamente em relação à sua preparação: “é a primeira vez que faço o Tour e a Vuelta, o que não é ótimo, não é a melhor preparação. Mas estamos em boa forma e estamos confiantes, vamos fazer tudo o que podermos para ganhar. E temos uma grande equipa para nos apoiar”.
Co-liderança da equipa
Um dos temas mais falados foi a co-liderança que tem com Adam Yates neste Grande Volta. O português abordou o tema sem complexos, começando por avançar que este cenário “não parece um problema de todo”.
“Há respeito, boa comunicação, e isso é o mais importante para uma boa relação, ainda mais se somos os dois os líderes. Queremos o melhor para a equipa, esse é o objetivo. Se for ele ou eu a consegui-lo, para mim é o mesmo”.
João Almeida
Percurso
Em relação ao percurso, João Almeida pensa que será “super duro”.
“A volta pode decidir-se em qualquer dia. Pode haver vento, não sei, mas ás vezes etapas com vento decidem mais do que uma montanha. Vamos ter muita montanha, muitos metros de desnível. Vai estar muito calor, dois contrarrelógios no início e fim. Acho que vai ser o conjunto de tudo a decidir”.
João Almeida
Apesar de tudo, o português admite que “gostava de ganhar uma etapa de montanha mítica”, mas que “qualquer vitória de etapa seria excelente”.
Ler mais | As declarações dos rivais de João Almeida
Partida em Portugal e Ouro olímpico
João Almeida deixou algumas palavras bonitas ao público português, antes de comentar brevemente a primeira etapa da Vuelta.
“É uma grande motivação. Talvez seja a única vez na carreira que posso começar uma Grande Volta em Portugal, passar pela minha terra-natal (…) acho que a Vuelta começar cá é a principal razão para fazer a Vuelta este ano. Será muito bom para o ciclismo português, é uma grande montra”.
João Almeida
“Não é fácil vestir de vermelho logo no primeiro dia, os contrarrelogistas puros têm mais vantagem pelo percurso que é, mas vamos dar o nosso melhor para chegar na melhor posição possível, porque a primeira etapa vai já definir um pouco a classificação geral”.
João Almeida
O ouro olímpico português mereceu ainda algumas palavras: “foi muito bom para o ciclismo português, uma grande oportunidade para trazer mais investimento e boas pessoas para o desporto. Estou super feliz por eles, são rapazes fabulosos e merecem muito isto. Espero alcançar algo tão bom como eles, vou fazer por isso”.
O que disse Adam Yates
O colega de equipa de João Almeida, e co-líder nesta Vuelta, Adam Yates, também falou com os jornalistas.
O britânico abordou a relação com João Almeida. Partilhou que este ano “correram muitos dias juntos. Na Suíça correu muito bem, no Tour também, com objetivos diferentes”. Yates falou um pouco sobre como os dois corredores se complementam:
“Penso que temos estilos diferentes que se complementam muito bem. Eu gosto de atacar mais cedo por vezes, o João gosta de manter o seu ritmo e dar tudo no fim das subidas. Mas não vamos ser nós a decidir como se fazem as subidas, também depende muito dos nossos rivais… Mas mostramos este ano que fazemos sempre o melhor que podemos e com certeza que esta será outra boa corrida”.
Adam Yates
Créditos da foto de destaque: Unipublic/Cxcling