Cinco títulos para Leitão e quatro para Martins no Velódromo Nacional, em Sangalhos. Rodagem dos Europeus fez a diferença nos Nacionais.
Está concluída mais uma edição do Campeonato Nacional de Portugal de ciclismo de pista, que decorreu entre os dias 20 e 21 de janeiro, no Velódromo Nacional, em Sangalhos.
Os pistards deslocaram-se ao munícipio de Anadia uma semana após a realização do Europeu de Apeldoorn (Países Baixos), no qual Iúri Leitão venceu o scratch e a seleção nacional teve uma ótima prestação nas disciplinas olímpicas que aproximam os atletas dos Jogos de Paris 2024.
Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) foi o menino de ouro entre os elites masculinos. O vianense saiu do velódromo com cinco títulos nacionais:
- 1º no omnium à frente de Ivo Oliveira (UAE Emirates) e João Matias (Tavfer/Ovos Matinados)
- 1º na eliminação à frente de Ivo Oliveira (UAE Emirates) e Diogo Narciso (Credibom/LA Alumínios/Marcos Car)
- 1º no scratch à frente de Diogo Narciso e João Matias (Tavfer/Ovos Matinados/Mortágua)
- 1º na corrida por pontos à frente de Ivo Oliveira e Daniel Dias (Rádio Popular/Paredes/Boavista)
- 1º no madison (com Diogo Narciso) à frente das duplas Miguel Salgueiro/Rodrigo Caixas (Tavira/LA) e João Matias/Ivo Oliveira (Tavfer/UAE)
Domínio claro de Maria Martins
Já entre as elites femininas também houve um domínio claro de Maria Martins. A ribateja, ainda sem equipa para a época de estrada, fechou os Nacionais com quatro títulos nacionais e teve um frente a frente empolgante com Beatriz Roxo.
A corredora que alinha na estrada pela Cantábria Deporte/Rio Miera foi 2ª em todas as provas ganhas por Maria Martins, enquanto a fechar o pódio esteve sempre Patrícia Duarte (Tavira/Extremo Sul/SC Farense).
Tata terminou os Nacionais com vitórias nos seguintes eventos:
- 1ª no omnium
- 1ª no scratch
- 1ª na corrida por pontos
- 1ª na eliminação, sempre à frente de Beatriz Roxo (Cantabria Deporte/Rio Miera) e