No penúltimo dia do Europeu de pista Portugal discutiu os primeiros lugares tanto na eliminação como no omnium. Lotte Kopecky deu espetáculo em Apeldoorn!
Começa a chegar ao fim mais um Campeonato da Europa de pista e na penúltima jornada o destaque esteve na disciplina olímpica do omnium. Rui Oliveira iniciou a sequência de quatro provas sendo 9º no scratch e 12º na corrida tempo, mas foi de menos a mais escalando posições nas duas últimas disciplinas.
Na eliminação, onde foi vice-campeão europeu em 2023, o gaiense só foi derrotado pelo belga Fabio Van den Bossche o que lhe permitiu subir dois lugares na geral e arrancar a corrida por pontos na 8ª posição. Faltavam 100 voltas à pista do Omnisport e Rui Oliveira mostrou excelente condição física ganhando uma uma volta ao pelotão e pontuando em três sprints.
O pódio e as medalhas escaparam por pouco, mas a remontada permitiu fechar o omnium no 5º lugar a oito pontos do bronze. A prova foi ganha pelo britânico Ethan Hayter, com 121 pontos, os mesmos do dinamarquês Niklas Larsen. O terceiro, com 118, foi o belga Fabio van den Bossche.
Ao ritmo de Lotte Kopecky
O quarto dia promoveu a estreia na prova de Daniela Campos, que correu uma conservadora corrida por pontos onde não conseguiu pontuar fechando 14ª.
A prova foi feita ao ritmo de Lotte Kopecky, campeã mundial de estrada, que fez algo extraordinário: primeiro dominou a corrida por pontos e 20 minutos mais tarde deu espetáculo na eliminação! A belga junta o título europeu às disciplinas onde já era campeã do mundo na pista.
Na eliminação também esteve Maria Martins, que acabou no 5º lugar. Na montra do Europeu, Tata voltou a mostrar que tem pernas para seguir as melhores e que é inexplicável estar nesta altura sem equipa.
“Não começámos da melhor forma o omnium, mas fomos corrigindo alguns aspetos e fizemos uma excelente segunda metade do programa. O quinto lugar é muito bom a este nível. A Maria está a melhorar a condição e esteve muito bem na eliminação. A Daniela participou numa corrida por pontos muito discutida a cada sprint, esteve sempre no pelotão da frente, mas não conseguiu atingir um objetivo que tínhamos definido, que era pontuar. Há que continuar a trabalhar e a evoluir.”
Gabriel Mendes, selecionador nacional
Portugal fecha a participação no Europeu este domingo com Diogo Narciso na corrida por pontos. O atleta de Gondomar foi o primeiro a competir em Apeldoorn, nos País Baixos, abrindo a competição com um 9º lugar na eliminação.