Giro de Itália | Etapa 19 | Del Toro vs. Carapaz no Colle delle Finestre
Isaac Del Toro e Richard Carapaz decidem o Giro de Itália, este sábado, no Colle delle Finestre. Nicolas Prodhomme ganhou a 19.ª etapa.
Preparem-se para o all in, o Hail Mary, o tudo por tudo porque o 108.º Giro de Itália decide-se no sábado com Isaac Del Toro e Richard Carapaz separados por 0:43 na geral.
A 19.ª etapa decorreu no Vale de Aosta, nos Alpes. Foram cinco montanhas, 166 km e 4950 m de desnível positivo acumulado que não bastaram para desbloquear a luta pela maglia rosa.
A jornada, classificada pelo organizador com cinco estrelas de dificuldade, tal como as etapas 16 e 20, ficou marcada pelo domínio do bloco da UAE Emirates.
Rafal Majka e Brandon McNulty cerraram fileiras em torno de Isaac Del Toro, suprindo o dia mau de Adam Yates e a ausência de Juan Ayuso.

Del Toro reforça a liderança
Richard Carapaz tentou. Atacou nos últimos metros do Col de Joux, penúltima montanha a caminho de Champoluc, e a 7 km do final na ascensão de Antagnod.
Foram tiros de pólvora seca, que serviram apenas para afastar da última dança Simon Yates e Derek Gee, que perderam 0:24 na estrada.
Numa meta mais conotada com o Giro Valle d’Aosta, referência no calendário sub-23, do que com o Giro de Itália, impôs-se um sobrevivente da fuga.
Nicolas Prodhomme (Decathlon Ag2r), estreou-se a ganhar no WorldTour três semanas após a estreia absoluta a ganhar como profissional no Tour dos Alpes.
Tudo para decidir no Colle delle Finestre, subida com média de 9,2% e duas partes: os primeiros 9 km são em asfalto e os últimos 9 km em terra.
É uma subida sinuosa, com 45 curvas até ao topo, após a qual o pelotão desce até Pian dell’Alpe para daí abordar a meta em Sestriere.
Ler mais | O TopCycling com Derek Gee

Afonso Eulálio abandonou
Etapa dura, dia de calor e muito acumulado teve efeitos nos corredores.
Afonso Eulálio abandonou, num Giro onde se estreou vencendo o prémio Montanha Pantani, após coroar primeiro o Mortirolo.
O TopCycling confirmou com a Bahrain que o figueirense sofreu com o calor desde o início da etapa e teve que colocar o pé no chão.
Tirando este aspeto, a Bahrain tentou vencer a etapa com o já afundado Antonio Tiberi. O italiano quebrou na penúltima subida, mas ajudou Damiano Caruso a manter-se no top 5.