O penúltimo dia do Europeu de ciclismo deu lugar à corrida de estrada das elites femininas. A prova correu-se num percurso de 162 km entre Heusden-Zolder e Hasselt. O fim esperava-se ao sprint.
Lorena Wiebes foi a grande vencedora deste Europeu de ciclismo no pelotão feminino, sagrando-se campeã da europa pela segunda vez na carreira.
Destaque também para o top 15 de Daniela Campos na corrida de estrada do escalão sub-23.
Ler mais | Europeu de Ciclismo | Rescaldo do Contrarrelógio
Resumo da corrida feminina
A prova de estrada do pelotão feminino foi muito controlada desde início, com a fuga a ter grande dificuldade para sair do pelotão. As tentativas foram tímidas num pelotão que foi sendo controlado pelas seleções mais fortes – nomeadamente a Itália e os Países Baixos.
Na aproximação aos últimos quilómetros, parecia claro que a vitória seria discutida ao sprint. Os Países Baixos controlaram o pelotão, mas no lançamento do sprint foi a Itália a colocar melhor o seu lead-out.
Apesar de Lorena Wiebes seguir já sem compatriotas nesta altura, foi a primeira a lançar o sprint e nenhuma outra ciclista conseguiu sair da sua roda. Bateu Elisa Balsamo (Itália), que chegou em segundo, e Daria Pikulik (Polónia), que fechou o pódio.
Lorena Wiebes volta a vencer o Europeu de ciclismo, depois de o ter feito em 2022, e ter sido segunda em 2023.
Sub-23
Para além da prova de fundo das elites femininas, correram-se também as corridas de estrada dos escalões sub-23 (masculino e feminino), e juniores (masculino).
Prova masculina
A corrida masculina foi decidida num sprint a dois entre o neerlandês Huub Artz e o alemão Niklas Behrens. O ciclista dos países baixos foi o mais forte e conquistou o campeonato da europa. A fechar o pódio ficou o francês Léandre Lozouet.
Portugal esteve representado por três atletas na prova, e dois chegaram inseridos no pelotão principal: o melhor classificado foi Gonçalo Tavares, que terminou na posição 37. Noah Campos fechou na posição 47 e João Silva não concluiu a corrida.
Prova feminina
A corrida feminina foi decidida num sprint, com o pelotão a chegar compacto aos últimos quilómetros. A vencedora foi a neerlandesa Sofie van Rooijen. Em segundo lugar, outra atleta dos Países Baixos: Scarlett Souren. A fechar o pódio ficou a italiana Eleonora Camilla Gasparrini.
Daniela Campos, única portuguesa em prova, conseguiu alcançar um valioso top 15, registo que também tinha conseguido em 2023. Termina a participação no Europeu de ciclismo com o lugar 17 no contrarrelógio, e o lugar 15 na corrida de estrada.
Ler mais | História de Portugal no Europeu de ciclismo
Juniores
Prova masculina
A prova dos juniores masculinos decidiu-se num sprint a três. O norueguês Felix Orn-Kristoff foi o mais forte e sagrou-se campeão da europa. Em segundo lugar ficou Hector Álvarez, e em terceiro o francês Paul Seixas.
Em relação à seleção portuguesa, Daniel Moreira foi a melhor prestação, fechando na posição 58. Gonçalo Rodrigues terminou no lugar 69, e Guilherme Mestre no lugar 91. José Moreira e João António terminaram, respetivamente, nas posições 104 e 105. Adrian Pacho não terminou a prova.
Créditos da foto de destaque: Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2024