O último dia do Europeu de ciclismo contou com a corrida de estrada dos elites masculinos. A corrida teve lugar num percurso de 222,9 km entre Heusden-Zolder e Hasselt.
O percurso pouco acidentado dava a ideia de um provável final ao sprint. Tal acabou por acontecer, com a vitória a sorrir ao belga Tim Merlier.
Ivo Oliveira andou escapado no início da corrida. O melhor português foi Rui Oliveira: terminou na posição 36, inserido no pelotão principal. Iuri Leitão não chegou a partir para a corrida por motivos de doença.
Ler mais | Europeu de Ciclismo | Corrida de estrada – Elites femininas
Resumo da corrida masculina
O percurso do Europeu de ciclismo era pouco acidentado, o que abria as portas a um provável sprint final.
Foram várias as tentativas de destabilizar o pelotão, com ataques de grandes nomes como Van der Poel ou Pedersen. Tanto Ivo como Rui Oliveira também tentaram atacar a corrida.
As equipas mais fortes foram controlando sempre as tentativas, sem deixar os fugitivos ganhar muito tempo. A aproximação à meta foi feita em pelotão compacto e a vitória ia ser decidida ao sprint.
No sprint, o belga Tim Merlier foi o mais forte. Terminou à frente do neerlandês Olav Kooij e do estónio Madis Mihkels.
Rui Oliveira entrou bem colocado para o sprint final, mas um problema mecânico no lançamento do sprint não permitiu que o português discutisse a vitória – terminou na posição 36. Ivo Oliveira terminou a prova com algum atraso em relação ao pelotão principal.
Ler mais | José Azevedo e o Europeu: “Também percebemos de ciclismo”
Juniores
Para além da corrida dos elites masculinos, o último dia do Europeu de ciclismo deu também lugar à corrida de estrada feminina no escalão de juniores.
Prova feminina
A corrida feminina, que aconteceu num percurso de 72,9 km, terminou num sprint, após o pelotão chegar compacto à reta da meta.
No sprint pela vitória, a neerlandesa Puck Landenbarg foi a mais forte e sagrou-se campeã da europa. Terminou à frente da alemã Messane Brautigam e da checa Stepánka Dubcová.
Os Países Baixos fizeram assim o pleno de vitórias na categoria feminina neste Europeu de ciclismo, com ouro na corrida de estrada de elites, sub-23 e juniores.
Raquel Dias terminou na posição 34, a 0:29 da vencedora. Maria Marques fechou na posição 57. Daniela Simão não chegou a concluir a corrida.
Créditos da foto de destaque: UEC