Fomos provavelmente o único meio português da especialidade a estar presente na Eurobike 2019.

Fizemos uma selecção com as novas e mais lindas bicicletas de estrada que vimos por lá. 2020 terá muitas coisas fixes.
Em resumo muito curto, a tendência futura que notámos é a personalização na construção de quadros e pinturas, e o regresso a materiais como o Aço, Cromoli e Titânio.
Ridley
Em grande destaque na Ridley estava a bicicleta com que Victor Campanaerts bateu o recorde da hora em Abril deste ano.
É uma Ridley Arena TT de pista feita de propósito para o efeito, com base no modelo de contra-relógio, a Ridley Dean Fast que Campanaerts usa na equipa Lotto-Soudal.

Brevemente publicaremos vídeo onde poderás ver pormenores como os extensores feitos com a forma dos antebraços do atleta, o prato enorme de 63 dentes.
Vicor Campanaerts percorreu na pista de “Aguascalientes” no México, a distância de 55.089 km’s, batendo o anterior recorde de 54.526 de Bradley Wiggins.
A Ridley destacava a possível custumização os seus quadros, apresentando alguns de modelos de cor custumizada. O modelo Aero da marca belga, a Ridley Noah Fast com as cores da Bélgica fazia qualquer um dedicar vários minutos a apreciar.


A Ridley Helium SLX Disc é o modelo “light”, e também se destacava com esta decoração “retro”.

No sector Gravel, a Ridley passou a ter duas opções (só tinha a X-Trail, da qual pode ver o nosso teste aqui).


Cipollini
A Cipollini apresentou novas cores, dando ênfase ao conhecido modelo Aero, a Cipollini RBK1.



Swift Carbon
A Swift Carbon é uma marca Sul-Africana mas com forte ligação a Portugal, pois os escritórios da marca são no nosso país (em Gondomar) e as bicicletas são projectadas a partir de cá, por portugueses.
A título de curiosidade, Mark Blewett, fundador da marca e antigo ciclista profissional, correu um ano na equipa portuguesa Tróia-Marisco.
A marca deu maior destaque ao seu novo modelo, a Swift Racevox.

Esta nova bicicleta tem pormenores muito bem conseguidos como o espaço no tubo diagonal para o porta bidom, por forma a melhorar a aerodinâmica.
Como não podia deixar de ser, na Eurobike a Swift destacou a vitória de João Rodrigues na Volta a Portugal, com a Ultravox edição W52 Fc Porto.




De Rosa
A De Rosa foi provavelmente um dos stands que mais marcou os visitantes da Eurobike 2019. O Design e qualidade de acabamento são de deixar qualquer amante da modalidade, de baba a cair.

As cores destacavam-se em qualquer um dos modelos modelos.




O Slogan da lendária marca de design de carroçarias automóvel Pininfarina é “We move dreams” (movemos sonhos). No Stand da De Rosa ficámos rendidos a esse slogan.


Bianchi
Na Bianchi, destaque para Wout Van Aert, o jovem ciclista tri-campeão do mundo de ciclocross que este ano se estreou no World Tour.

Em baixo, a Bianchi Oltre XR4 com o autocolante do nome de Wou van Aert, uma réplica, não a do atleta, pois reparámos que nem tinha potenciómetro. De qualquer forma o Jersey estava autografado.



Scapin
A Scapin foi comprada pela Olímpia e actualmente não tem uma colecção de bicicletas de estrada como antigamente, só tem bicicletas eléctricas de montanha. A título de curiosidade deixamos esta fotografia de um modelo que fez o Paris-Roubaix em 1999.

Eddy Merckx
A Eddy Merckx foi comprada pela Ridley, e isso notou-se no design das suas bicicletas, que actualmente são mais apelativas e de linhas mais simples.

O modelo “Stockeu” é o utilizado pela equipa da AG2R La Mondiale, em destaque uma edição que assinala a vitória da classificação da montanha de Romain Bardet no último Tour de França.

A marca tem uma linha de bicicletas em aço, com alto nível de acabamentos e personalizadas. Eddy Merckx, linha Corsa.

Yasujiro
Uma marca japonesa que só constrói bicicletas em Cromoli. No caso da “Nudity Plus”, apesar de ser cromoli é uma bicicleta distinta eque permite montar pneus gravel.

Exept
Marca italiana que só constrói bicicletas por medida.
De acordo com a marca também têm tamanhos standard (54, 56, etc.), mas o seu conceito é fazer bicicleta de tamanho personalizado.

Curiosamente, a Exept All Road não é uma Gravel, mas sim o modelo de estrada da marca.

As decorações dois quadros apresentadas, eram diferentes do usual nas marcas de vendas de grande escala.


LOOK
A Look apresentou as novas cores o modelo 795 Blade RS

A Blade RS não é novidade deste ano, mas apresenta pormenores muito interessantes no quadro.
Willier Trestina
Mais uma marca italiana que apostou em força na Eurobike. Destaque para o novo modelo Gravel e a bicicleta eléctrica de peso recorde.



Entre os modelos já conhecidos da marca destacamos a “Cento 10 Hybrid”, uma bicicleta de estrada eléctrica, que além de não parecer eléctrica por nem se notar a bateria, pesa uns impressionantes 10,2 K’s!
Uma bicicleta eléctrica com 10 kg’s? Isso não é nada, já se pode pedalar perfeitamente numa bicicleta destas mesmo sem a parte eléctrica a funcionar.

Basso
A marca do antigo ciclista italiano Ivan Basso apresentou novos modelos e cores para 2020.




A Pinarello não esteve presente na Eurobike, mas os senhores da Shimano levaram uma Dogma F12 amarela, supostamente oferecida pela Ineos de Egan Bernal.


No Stand da Shimano vimos também a Cervélo P5 da equipa Sunweb.

Esperamos que tenhas gostado.
Subscreve a nossa newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e Twitter.
Por: Luís Beltrão
Fotografia: Jorge Branco