Egan Bernal, ciclista colombiano que encantou o mundo com a vitória no Tour de France em 2019, voltou a vencer uma corrida, mais de três anos depois.
A última vitória de Egan Bernal tinha sido na Classificação Geral do Giro D’Italia em 2021, a última etapa tinha sido a etapa 16 dessa Grande Volta. Em 2022, um acidente trágico quase lhe tirou a vida, e afastou-o das estradas durante quase um ano.

Caminho até ao Giro
O colombiano confirmou todo o seu potencial em 2018, primeiro ano de afirmação, com seis vitórias, quatro delas no WorldTour. No ano seguinte, com apenas 22 anos, Eganito ganhou o Paris-Nice, a Volta à Suíça, e o Tour de France – o ciclismo parecia ter o seu dominador para os próximos anos.
2020 foi um ano mais complicado. As vitórias apareceram, mas o colombiano foi obrigado a abandonar o Tour depois de andar no pódio durante muito tempo.
2021 foi a última vez que vimos Egan Bernal ao melhor nível – duas vitórias no Giro D’Italia, com vitória à geral na Grande Volta em que João Almeida terminou sexto – no ano em que a Deceuninck – Quick Step trouxe um Remco Evenepoel a voltar de lesão para liderar a equipa, e o belga acabou por se retirar da corrida.

O acidente de Egan Bernal
Em janeiro de 2022, enquanto treinava, na Colômbia, com alguns companheiros da INEOS Grenadiers, na sua bicicleta de contrarrelógio, Egan Bernal embateu diretamente contra a traseira de um autocarro.
O resultado do acidente foi assustador: traumatismo no tórax e na cervical, perfuração no pulmão, lesões vertebrais e fraturas no fémur e numa rótula. Para além disto, uma dúvida: voltaríamos a ver o colombiano a brilhar em cima de bicicleta?
Passaram mais de sete meses até o voltarmos a ver na estrada: o colombiano voltou no Tour da Dinamarca, em agosto de 2022 – não acabou a corrida, tal como as duas seguintes em que participou.

O regresso de Eganito
2022 serviu para voltar à bicicleta, e em 2023 o colombiano voltou às Grandes Voltas, mas as pernas de antigamente pareciam não estar lá.
2024 viu desenvolvimentos significativos: terceiro na geral do Gran Camiño, sétimo na geral do Paris-Nice, terceiro na geral da Volta a Catalunha e quarto na geral da Volta à Suíça. Egan Bernal voltava à nata do ciclismo mundial, mas a vitória teimava em chegar.
2025 trouxe-lhe a tão desejada vitória, logo na primeira oportunidade. Quis o destino que a primeira vez que Eganito levantou os braços depois do acidente fosse na sua bicicleta de contrarrelógio – a disciplina que treinava quando um autocarro lhe colocou dúvidas sobre a própria vida.
A prova de contrarrelógio dos campeonatos nacionais da Colômbia viu Egan Bernal, um dos jovens mais promissores da história do desporto, ganhar outra vez, depois de uma recuperação que demorou, mas parece ter valido a pena.
Ler mais | Há vida na Colômbia além de Urán e Quintana?
O resto da temporada de Egan Bernal
Ainda não há calendário confirmado para Egan Bernal em 2025, mas sabe-se que começa a competição na europa na Volta a Andaluzia. O Giro é uma hipótese, prova que não corre desde 2021, quando ganhou.
O que se sabe é que o grande objetivo da época é a Volta a Espanha, e o ciclista não tem medo de ser ambicioso. No lançamento de um GranFondo em Bogotá, na Colômbia, em agosto de 2024, Egan Bernal disse o seguinte:
Espero completar a trilogia de Grandes Voltas, e como tal, ganhar a Vuelta a España. Esse será o meu grande objetivo em 2025, queremos estar bem nessa corrida. A equipa apoia-me e todas as decisões vão ser tomadas a pensar nessa corrida.
Egan Bernal
Créditos da fotografia de destaque: A.S.O. / Morgan Bove