Ciclistas portugueses ganham espaço no WorldTour

Ciclistas portugueses ganham espaço no WorldTour

Análise aos ciclistas portugueses que chegaram ao WorldTour através de equipas Continentais nos últimos 15 anos.

Pela quarta temporada consecutiva sete ciclistas portugueses correm em equipas do WorldTour.

São boas notícias tendo em conta que só em dois dos últimos 15 anos esse número foi superior: em 2015 e em 2017 houve oito corredores na máxima categoria.

Portugal nunca foi uma nação capaz de ter uma forte presença numérica em equipas estrangeiras. Isto contrasta com os mais de 20 membros de staff nas estruturas de topo mundial.

Sérgio Paulinho chegou a ser o único corredor ao mais alto nível. No extremo oposto a exceção de 2002 – 11 atletas no ProTour/WorldTour num ano em que a Maia Milaneza tinha esse estatuto e só José Azevedo tinha espaço lá fora.

Atualmente podemos dividir as equipas profissionais nas seguintes categorias:

  • WorldTeams – primeira divisão
  • ProTeams – segunda divisão
  • Continentais – terceira divisão
Afonso Eulálio na subida para a Covilhã (Torre).
Créditos: Matias Novo/Podium Events

Afonso Eulálio é o senhor que se segue

Nos últimos 15 anos Portugal tem vindo a ganhar peso no máximo escalão.

Dos 11 atletas que chegaram ao WorldTour, três fizeram-no via Hagens Berman Axeon. Aqui haveria que recordar Ivo e Rui Oliveira, mas a Axeon foi brevemente ProTeam, pelo que não entram nas contas.

Todos os portugueses que entraram e saíram da Axeon eram agenciados, à época, por João Correia (Corso).

Afonso Eulálio é o senhor que se segue numa operação mediada pelos irmãos Alex e Johnny Carera. A A&J All Sports arrancou com Damiano Cunego e não parou de crescer; atualmente representa Tadej Pogacar e Jasper Philipsen.

A transferência deverá ser oficial em breve e marca mais um negócio em que o atleta passa de uma Continental para o WorldTour.

André Carvalho assinou pela Sabgal Anicolor após três anos na Cofidis.
Créditos: Louro Produções – Luís Ferreira

De Continental a WorldTour

Confiram a lista das transferências dos últimos 15 anos de ciclistas portugueses que passaram de Continental a WorldTour. A maioria desde equipas estrangeiras.

O trabalho é da minha autoria, mas com a preciosa ajuda de alguns seguidores nas redes sociais a quem agradeço.

Caso perguntem por Rui Costa ou Nélson Oliveira, ambos chegaram ao WorldTour provenientes de formações de segunda divisão. Tal como José Mendes, André Cardoso, entre outros.

2010Tiago Machado da Madeinox Boavista para a RadioShack
2010Manuel Cardoso da Liberty Seguros para a Footon-Servetto
2011Bruno Pires da Barbot-Siper para a Leopard Trek
2013Ricardo Mestre do Tavira para a Euskaltel Euskadi
2014Fábio Silvestre da Leopard Trek Continental para a Trek
2015Mário Costa da OFM – Quinta da Lixa para a Lampre-Merida
2017Rúben Guerreiro da Hagens Berman Axeon para a Trek-Segafredo
2017Nuno Bico da Klein Constantia para a Movistar
2021André Carvalho da Hagens Berman Axeon para a Cofidis
2023António Morgado da Hagens Berman Axeon para a UAE Emirates
2025Afonso Eulálio da ABTF Betão Feirense para a Bahrain Victorious

Noticias relacionadas

Entrevista António Morgado: “O que fiz ali nunca mais vou fazer”

Entrevista António Morgado: “O que fiz ali nunca mais vou fazer”

Pirelli associa-se à Alpecin-Deceuninck

Pirelli associa-se à Alpecin-Deceuninck

Maria Martins no Tour Down Under com a Canyon

Maria Martins no Tour Down Under com a Canyon

Entrevista Rúben Guerreiro – Cowboy da Movistar volta a sorrir

Entrevista Rúben Guerreiro – Cowboy da Movistar volta a sorrir

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais