Cervélo Áspero 2024 | Teste

Cervélo Áspero 2024 | Teste

Fui até Espanha, na zona das “Montañas Vacias” em Albarracín, para testar a segunda geração da Cervélo Áspero.

Quando o modelo anterior de uma bicicleta é muito bem conseguido torna-se difícil melhorá-lo, é o caso da Áspero, cuja primeira geração teve imenso sucesso. Os responsáveis da marca não complicaram e mexeram só onde podiam melhorar.

Vídeo do teste

Destaques

  • Direção Semi-integrada: Esta opção simplifica a manutenção e operação de desmontar guiador para quem viaja frequentemente, no entanto permite total integração de cabos com o avanço da Cervélo.
  • Bloco Pedreiro de Rosca e Assimétrico: Contribui para a redução de peso do quadro e é compatível com maior variedade de potenciómetros.
  • Suporte Máximo de Prato: Até 46 dentes.
  • Bolsa Top Tube Incluída: Vem incluída com a bicicleta uma bolsa Top Tube da Cervélo
  • Mais Sloping: Embora a geometria se mantenha, esta versão tem mais sloping. Menor inserção do espigão de selim permite maior flexão e conforto.
  • Forqueta Melhorada: Menos rígida para aumentar o conforto e a estabilidade nas descidas.
  • Flip Chip na Forqueta: Permite ajustar e adaptar a sensação de pilotagem sem alterar o ângulo de direção.
  • Capacidade de Pneus: Agora suporta pneus 700×45 mm, comparado aos 40 mm. da versão anterior. (Com rodas 650b permite pneus de 48mm).

Novo quadro, mais versatilidade

A nova Cervélo Áspero mantém a estética, praticamente a mesma geometria e aerodinâmica da geração anterior, com tubos de formato “U” na parte inferior e cablagem interna, que lhe confere uma aparência mais limpa.

Na geometria muda somente a medida das escoras inferiores, que são 5mm. mais compridas que na versão anterior e a redução da altura do tubo superior (explico abaixo qual o objectivo).

Apesar de ser muito parecido com a versão anterior, o novo quadro tem melhorias que tornam a bicicleta ainda mais completa.

A Áspero agora tem um dropout de desviador (UDH) Universal, o que facilita a sua substituição e permite o uso de outros desviadores SRAM no futuro.

Também possui uma proteção robusta no tubo inferior, para proteger impactos de pedras, bem como uma faixa de borracha na escora inferior, para proteger dos impactos da corrente.

O quadro tem compatibilidade com espigões telescópicos, opção para montagem de uma bolsa no tubo superior sem a utilização de fitas (a bicicleta é vendida inclusive com uma bolsa Cervélo Top Tube) e tem espaço para três suportes de bidon.

Sistema TrailMixer

O flip chip TrailMixer no eixo da forqueta permite ajustar o recuo da forqueta em 5 mm., alterando a experiência de pedalada, mais nervosa e reactiva, ou mais relaxada e estável, independentemente do tamanho dos pneus. A alteração da posição do flip chip TrailMixer não altera a geometria da bicicleta.

Pedalei sempre na mesma posição, não testei o flip chip TrailMixer, pareceu-me uma bicicleta bastante estável e segura em descida.

Nova forqueta para aumentar o conforto

A Cervélo ouviu e recolheu as opiniões sobre a versão anterior, que relatavam uma bicicleta demasiado rígida na frente. Desta forma, a marca ajustou a rigidez da frente da bicicleta, tornando-a menos rígida para melhorar o conforto e a condução.

Maior Capacidade de Pneus

O tubo horizontal foi rebaixado na zona traseira, diminuindo a zona de inserção do espigão de selim, aumentando a flexibilidade e o conforto.

Uma das mudanças mais notáveis é o aumento da capacidade dos pneus. A Áspero agora pode acomodar pneus de até 700c x 45 mm. tendo ainda assim 6 mm. entre pneu e quadro (para lama, por exemplo), ou pneus 650b x 48 mm., independentemente de estar equipada com uma transmissão 1x ou 2x.

A versão que tive oportunidade de testar estava equipada com uns pneus 700cX45mm. Kenda Alluvium, que me surpreenderam bastante pela positiva, pela capacidade roladora mas principalmente pela aderência em curva. (A bicicleta traz pneus WTB de fábrica, e não estes Kenda Alluvium).

Experiência a pedalar

Nubca testei a versão anterior, pelo que só posso passar as sensações que tive com a versão atual.

As minhas expectativas eram altas, pois já tinha ouvido falar bem da primeira geração da Áspero, e a bicicleta não defraudou. Embora a Cervélo Áspero seja uma bicicleta de gravel orientada para a performance, ela é bastante estável, confortável e divertida.

Testei a versão mais cara (XPLR 1X Reserve), que demonstrou ter um equilíbrio fantástico de rigidez e conforto.

A bicicleta é rápida e reactiva, mas diria que grande parte destas sensações se devem às fantásticas rodas Reserve 40mm., o equipamento que mais me surpreendeu no conjunto, estas rodas deixam qualquer um sem palavras, somente com um sorriso nos lábios.

A Cervélo Áspero é rápida e eficiente tanto em estradas de terra batida como em asfalto, durante o dia em que pedalei com a bicicleta não consegui encontrar um ponto menos positivo para vos poder falar, os senhores da Cervélo conseguiram construir uma bicicleta equilibrada, que ser vem quem gosta de competir e andar rápido, mas também quem quer fazer o seu bikepacking calmamente apreciando a paisagem.

Conclusão

A segunda geração da Cervélo Áspero é mais propriamente um pequeno aperfeiçoamento da versão anterior do que uma bicicleta completamente nova, o que na minha opinião é positivo, se a marca tinha uma boa máquina, para quê alterar tudo só para dizer que tem um produto novo e revolucionário?

Apesar da Cervélo afirmar que esta é uma bicicleta orientada para o rendimento, aplicando pormenores e preocupações aerodinâmicas no quadro, existem pormenores práticos que tronam a bicicleta muito versátil e completa.

O espaço de 6mm. entre pneu e quadro (com pneus 45mm. montados), para dar alguma margem barro, a capacidade de suportar três bidons, os parafusos de fixação da bolsa top tube ou até mesmo a proteção do quadro na zona do bloco pedaleiro, fazem desta bicicleta uma opção muito válida para quem deseja uma Gravel de Aventura.

De todas as gravel que testei, esta é certamente uma das mais completas, na minha opinião falta só um espaço de armazenamento no quadro, mas compreende-se que não o tenha pois iria acrescentar peso e sendo uma bicicleta com foco no desempenho não faria sentido.

Estejas à procura de uma bicicleta de gravel de alto desempenho, ou de aventura, a Áspero é um modelo a ter em conta. Ainda assim, aqueles que gostam de andar rápido vão explorar e sentir melhor as capacidades da bicicleta.

Disponibilidade

Podes ver da disponibilidade para entrega, e saber quais os pontos de venda Cervélo em Portugal, aqui em Bicimax.com

Geometria

Size (cm)485154565861
Stack (mm)505530555580605630
Reach (mm)370379388397406415
Seat Tube Angle (degrees)74.57473.5737373
Effective TT Length (mm)512532553575591608
Head Tube Angle (degrees)7171.572727272
Fork Offset (RWD/FWD, mm)52/5749/5446/5146/5146/5146/51
Head Tube Length (mm)83107133159188214
Bottom Bracket Drop (mm)78.578.5767673.573.5
Front Center (mm)577/582587/592597/602614/619631/637648/654
Chain Stay Length (mm)425425425425425425
Standover (mm)681704733757784808
Wheelbase (mm)990/995999/10041010/10151028/10331046/10511063/1068

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