Campeonato do Mundo de Gravel 2022 – Veneto, Itália

Campeonato do Mundo de Gravel 2022 – Veneto, Itália

Gianni Vermeersch (Bélgica) conquistou o primeiro Campeonato do Mundo de Gravel UCI da história, na categoria masculina, levando a melhor sobre o italiano Daniel Oss nos últimos quilómetros.

A dupla que discutiu a corrida, esteve em fuga durante mais de metade dos 194 quilómetros da corrida, foi ampliando a diferença para o grupo perseguidor (onde não havia organização para perseguir) e chegou a ter cerca de 5 minutos de diferença.

Só na ultima volta ao circuito final, e após movimentações no grupo perseguidor, a diferença caiu para pouco mais de 2 minutos, mas a Daniel Oss e Gianni Vermeersch sabiam que disputa pela vitória seria entre si.

A cerca de 7 quilómetros do final deste campeonato do Mundo de Gravel, o italiano acabou por ceder num dos sectores de terra batida, deixando Gianni Vermeersch isolado na frente, com uma diferença de 30 segundos, que se iria manter até ao final.

Daniel Oss conseguiu manter a segunda posição e assegurar a medalha de prata.

No grupo perseguidor, Mathieu van der Poel (Holanda) e Greg Van Avermaet (Bélgica) foram os mais inconformados, e acabaram por se destacar na ultima volta ao circuito final de Cittadella, tendo discutido na recta da meta o último lugar do pódio e medalha de prata, luta na qual o holandês levou a melhor sobre o belga.

Ia perguntando ao Daniel qual diferença, porque as pessoas iam-lhe dizendo em italiano mas eu não entendia.

Hesitei em atacar, porque sabia que os últimos 500 metros me favoreciam, mas sabia que havia um grupo a atrás de nós e embora a diferença fosse de 2 minutos eu coloquei mais andamento numa zona, o Daniel ficou e a partir daí fui “full gás” até ao fim.

Gianni Vermeersch

Eu sabia que era uma das poucas oportunidades para mim em tornar-me campeão do mundo, e é inacreditável poder levar a camisola do arco-íris para casa.

Gianni Vermeersch

Apesar de não ter vencido a corrida perante os seus fãs italianos, Daniel Oss mostrou-se satisfeito no final.

Acima de tudo estávamos aqui a entrar numa nova era, na linha de partida ninguém sabia o que se iria passar, como iria ser a corrida, e quando não sabes o que podes fazer a regra é atacar, atacar, atacar.

Eu estava em forma, e quero agradecer a todos os patrocinadores pelo facto de me terem proporcionado todas as condições para me apresentar bem aqui.

Ele merece, ele estava mais forte, e era melhor nas zonas técnicas mas estou muito feliz igualmente, hoje fizemos parte da história.

Daniel Oss

TOP 10 final

POS.PaísNomeTEMPO
01Gianni Vermeersch 05:10:40
02Daniel Oss + 43
03Mathieu van der Poel + 01:28
04Greg Van Avermaet + 01:28
05Yevgeniy Fedorov + 01:39
06Magnus Cort + 01:39
07Alessandro De Marchi + 01:39
08Zdenek Stybar + 01:46
09Davide Ballerini + 01:53
10Andreas Stokbro + 02:43

Corrida Feminina

A corrida feminina fez-se no dia de ontem, corrida onde uma das grandes favoritas, senão a maior favorita, Pauline Ferrand Prévot arrecadou o quarto título mundial numa só temporada!

Depois de se sagrar Campeã do Mundo nas disciplinas de de bicicleta de montanha XCC, XCO e XCM, a francesa conseguiu em Itália sagrar-se como primeira Campeã do Mundo de Gravel da história.

Discutiu a corrida ao sprint com a suíça Sina Frei, também atleta de BTT que viria a ficar no segundo posto.

O percurso acabou por ir selecionando as corredoras, um primeiro grupo de 50, ficou depois reduzido a 5 na frente da corrida, que acabaria por ficar reduzido a 3, a francesa Pauline Ferrand Prévot, a suíça Sina Frei e a Italiana Chiara Teocchi, que acabariam por preencher o pódio nesta ordem.

TOP 10 final

POS.PaísNomeTEMPO
01Pauline Ferrand-Prevot 04:09:06
02Sina Frei + 00
03Chiara Teocchi + 11
04Jade Treffeisen + 11
05Barbara Guarischi + 27
06Tiffany Cromwell + 40
07Ilaria Sanguineti + 01:02
08Letizia Borghesi + 03:08
09Rasa Leleivyte + 03:11
10Riejanne Markus + 03:14

Transmissão

As corridas feminina a masculina terão transmissão em diferido no canal Eurosport 1, na próxima quarta-feira pelas 15h., com comentários de Luís beltrão.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Peter Sagan anuncia final de carreira

Peter Sagan anuncia final de carreira

O piloto de Moto GP Miguel Oliveira, participará no  Race Nature Albufeira

O piloto de Moto GP Miguel Oliveira, participará no Race Nature Albufeira

Maiorca foi talismã para Rui Costa… outra vez

Maiorca foi talismã para Rui Costa… outra vez

Maria Martins em entrevista ao TopCycling.pt – Vídeo

Maria Martins em entrevista ao TopCycling.pt – Vídeo

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos