A Cervélo não criou a primeira bicicleta de Gravel, no entanto, a marcar afirma ter criado a mais rápida. Em 2019 nasceu a primeira Áspero feita para gravel ao estilo da Cervélo, sendo fiel ao aspeto e rapidez de uma bicicleta de estrada, adaptada à utilização em vários terrenos.
O que tem de novo
O novo modelo mantém as características originais com a integração de um Trail Mixer na forqueta para o ajuste da geometria de condução de cada um, compatibilidade com espigões telescópicos, opção para montagem de uma bolsa no tubo superior sem a utilização de fitas, espaço para 3 suportes de bidon e protetor incorporado do tubo inferior do quadro.
A Evolução
O objetivo da Cervélo foi claro: Continuar a apoiar os ciclistas de todo o mundo com uma bicicleta de Gravel rápida concebida para o efeito.
Para conseguir chegar ao resultado, tomaram como base o modelo existente da Áspero melhorando apenas os pontos essenciais de forma a torná-la mais moderna, continuando a ser suficientemente resistente para os terrenos irregulares e desafiantes dos atuais caminhos de gravel.
Os detalhes importam, os técnicos ainda mais
BB’S T47-A
O quadro Áspero anterior utilizava o movimento pedaleiro BB Right, sofrendo agora a atualização para os BB’s T47-A que trazem várias vantagens tanto a nível de funcionalidade, como de fiabilidade e performance.
- BB’s com rosca assimétrica;
- Mais facilidade de manutenção e reparação;
- Os BB’s sobredimensionados têm mais superfície, o que aumenta
a rigidez estrutural; - A marca acredita que transforma os watts em Km/h;
- Aumenta a estabilidade através do reforço em casos de carga
elevada, como ao curvar; - Sem incompatibilidades com potenciómetros do lado do prato.
Dropouts com “Trail Mixer”
O deslocamento do eixo de aproximadamente 5mm, sem alterar o ângulo do tubo de direção ou a altura dos BB’s, permite que na posição avançada a condução seja mais reativa enquanto na posição recuada a condução seja mais estável.
Além da alteração da sensibilidade da condução, este trail mixer tem como função a compensação do Trail com a utilização de rodas 700c ou 650b.
Mais folga de pneu
As novas escoras oferecem uma generosa folga de 7,4mm. em pneus 700 x 42 mm, não interferindo com o rodar do pneu ao acumular lama.
Esta alteração permite ainda a utilização de pneus com 48 mm com rodas 650b.
Geometria
Gama e preços
Para saber mais detalhes e disponibilidade, consulta o site da marca em Portugal AQUI .