A etapa 4 do Cape Epic 2018 era considerada a etapa rainha da prova, 111 km’s com 1800 mts. D+ de acumulado.
Percebe no vídeo porquê. Terreno misto entre single track’s, “estradão” e até asfalto.
Inacreditável, ontem escrevíamos meio a modo de brincadeira que só quem já usou pneus s-works sabe o que Kulhavy e Grotts sentiam. Hoje, quando seguiam com os da frente, a equipa Investec Songo Specialized voltou a furar.
Por essa altura a equipa Canyon Topeak de Alban Lakata e Kristian Hynek colocou-se em fuga, mas teve um problema mecânico pelo que esta não surtiu efeito.
Aproveitando o percalço da equipa Specialized, e a parte técnica do percurso a Cannondale Factory Racing de Manuel Fumic e Avancini colocou-se ao ataque e no abastecimento do km. 79 levava dois minutos de vantagem sobre a Specialized.
Mas a parte final da etapa era em asfalto, “estradão” e terreno aberto, ao jeito de uma locomotiva chamada Jaroslav Kulhavy, que se colocou na frente do seu colega (que deve ter sofrido no limiar da marretada) e nessa parte final, conseguiram não só recuperar os dois minutos de atraso como ainda terminar mais 2min’s à frente de Fumic e Avancini.
Lideram agora a classificação geral com 4 minutos de vantagem.
Os únicos a conseguirem seguir a Investec Songo Specialized foram a Centurion Vaude, e a Scott Buff do nosso Luís Leão Pinto, que consegue mais um pódio, desta feita na etapa rainha e num dia duro para muitos. Luís Leão Pinto e Francesc Guerra colaboraram na parte final com a equipa de Kulhavy.
A Centurion Vaude de Nicola Rohrbach e Daniel Geismayr atacou na parte final, e conseguiram ganhar a etapa 4.
No final, Centurion Vaude primeiro, Investec Songo Specialized segundo e Scott Buff terceiros.
No final de etapa, o espanhol Francesc Guerra agradecia a Luís Leão Pinto pelo trabalho, dizendo que faziam uma óptima equipa e que o português era o melhor colega de equipa que já tido.
Esta equipa, apesar de ser a primeira vez que participa na corrida, mesmo não sendo equipa de fábrica, está a salvar a honra da Scott.

Na corrida feminina, Annika Langvad e Kate Courtney ganharam, tal como nos dias anteriores, mais uma etapa, com uns impressionantes 8 minutos de vantagem sobre a segunda equipa (Silverback KMC).
Nesta categoria a corrida está praticamente decidida (apesar de no cape epic poderem sempre haver surpresas), visto que esta dupla lidera a classificação geral com mais de 30 minutos de vantagem para a equipa que as segue, a Silverback KMC de Mariske Strauss e Annie Last.
Vídeo com resumo do dia.
Podes ver a classificação completa aqui.
Luís Beltrão
Mr.B.
No Comment