A Cervélo acaba de anunciar as suas novas bicicletas P5 e P-Series. Estas novas máquinas mostram melhorias em várias áreas de desenvolvimento e são a nova aposta da marca para os contrarrelógios.
Cervélo P5
Segundo a Cervélo, a nova P5 foi desenvolvida nos 30 anos de experiência em aerodinâmica e quadros impressos em 3D e também com o feedback de triatletas de elite e vencedores da Volta à França.
Destes testes, segundo informa a Cervélo, surgiu uma máquina de corrida mais rápida, mais ajustável e mais confortável que nunca.
A nova P5 é cerca de 5 watts mais rápida que o modelo anterior, estando grande parte dessa melhoria localizada nas rodas, já que devido aos limites de Design da UCI, existe uma limitação das otimizações possíveis.
A nova bicicleta P5 tem mais espaço na forqueta e nas escoras para dar lugar a uma nova geração de rodas mais largas e mais rápidas, exemplificadas pelas Reserve 77/88.
Em conjunto com um pneu de 29 mm, estas rodas, para além de aerodinamicamente mais rápidas, têm também menos resistência ao rolar graças ao pneu de maior volume.
Extremidade dianteira de peça única
A nova extremidade dianteira de peça única, introduzida pela primeira vez no S5, é mais simples de
montar e ajustar.
O stack é agora ajustável até 40 mm, enquanto a altura da barra de base desce 10 mm para minimizar a área frontal.
O novo riser aumenta a capacidade de ajuste da inclinação, de 0 a 30 graus, em incrementos de 5 graus.
Novos apoios de braços
Os novos apoios de braços e almofadas da P5 são mais largos, mais altos e mais espessos que os anteriores.
É mais confortável, mas também inspira mais confiança, já que uma maior área de superfície permite
um melhor controlo, o que resulta de mais tempo na posição mais aerodinâmica possível.
Design do espigão do selim e Quadro
O novo design do espigão do selim fastback reduz a rigidez vertical em cerca de 22%, mantendo a rigidez lateral necessária para a transferência de potência.
O novo quadro P5 é cerca de 1 watt mais rápido em termos aerodinâmicos que o modelo anterior e tem espaço para pneus de 34 mm.
Esta folga significa mais espaço para o novo conjunto de rodas 77/88 da Reserve e para o pneu de 29 mm da Vittoria, o que economiza cerca de 4 watts em relação ao par anterior Reserve/Vitoria, com uma
economia total do sistema de cerca de 5 watts.
Montagens e Preços
Cervélo P-Series
A nova P-Series é muito semelhante à P5, a bicicleta de TT de referência da Cervélo. Apesar das parecenças, a P-Series acrescenta algumas características que, segundo a marca, a tornam perfeita para um triatlo de qualquer distância.
A P-Series utiliza uma forqueta com tubo de direção em forma de “D” e um avanço redondo, que possibilita a utilização da barra de base e das extensões conforme a preferência de cada um.
A P-Series apresenta também uma maior distância entre rodas e pneus, redução da resistência aerodinâmica e melhor encaminhamento dos cabos, o que faz com que seja a bicicleta de eleição para aqueles que procuram aproveitar ao máximo o tempo entre a T1 e a T2.
Quadro
O novo quadro da P-Series é 5,9 gramas mais rápido do que o quadro anterior, mas o espaço adicional para os pneus abre espaço para as rodas Reserve 52/63 e os pneus Vittoria de 29 mm.
Estas mudanças combinam para uma poupança de 30 gramas ou 3,5w em relação à combinação Reserve 50/65 com Vittoria 28.
Uma novidade este ano na P-Series é a arrumação na estrutura, que foi concebida para câmara de ar, uma pequena multi-ferramenta e algumas garrafas de CO2. A tampa é de fácil abertura, com ou sem
uma garrafa no lugar, basta rodar o fecho e puxar.
Stack e Smartpack 400
A P-Series é feita para a adaptação ao atleta. O stack máximo aumentou para 53 mm, e foram incluídos espaçadores para elevar a barra de base a essa altura.
Para além do novo armazenamento no quadro, todas as P-Series continuam a incluir a Smartpak 400, a bolsa do tubo superior, que torna o abastecimento de combustível na bicicleta mais simples sem sacrificar a aerodinâmica.
Montagens e Preços
Para saber mais detalhes e disponibilidade, consulta o site da marca em Portugal AQUI .
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.