As 12 velocidades chegaram à estrada – Novos Campagnolo Record e Super Record
A Campagnolo, apesar de não ser o maior “player” no mercado das transmissões, é uma marca com mais de 85 anos de história, durante a qual teve grupos de transmissão e rodas lendárias na estrada.
A marca italiana adianta-se à concorrência no lançamento das 12 velocidades, mas só o tempo dirá se as outras marcas vão seguir este caminho, pois isto pode não ser visto como uma revolução. Ou será?

No caso da Campagnolo é pelo menos uma evolução, pois este lançamento acompanha os novos grupos “Record” e “Super Record”, com melhorias também a outros níveis.
Aqui vamos só abordar aquilo que é a principal novidade, as 12 velocidades, e neste campo a grande actualização é o desviador traseiro, que teve que ser todo redesenhado.

O novo grupo Campagnolo de 12 velocidades usa a caixa das roldanas com 72.5mm e é compatível com ambas as novas cassetes 11-28 e 11-32. O pivot da caixa das roldanas funciona agora mais próximo da cassete que anteriormente, o que resulta numa melhoria significativa da passagem de mudanças.

Para além disto, a área de contacto entre a corrente e a cassete foi aumentada com a roldana superior a mover-se para a frente com cada mudança de velocidade.
Segundo a marca esta nova tecnologia denominada “3D Embrace Technology”, permite que mais dentes da cassete estejam em contacto com a corrente o que se reflecte numa maior eficiência e precisão da transmissão.

O desviador foi construído com um novo material à base de termopolímero ultra-leve, reforçado com carbono o que permitiu aos engenheiros da Campagnolo reduzir o peso, mantendo o mesmo nível de desempenho.
Fizeram ainda algumas alterações para facilitar a manutenção, colocando todos os parafusos de afinação na parte superior traseira do desviador do desviador, o que permite um acesso fácil aos mesmos.

Outro pequeno detalhe é a nova mola de retorno, que segundo a marca absorve as vibrações do asfalto e mantém a corrente em tensão.
As cassetes
Ambas as versões “Record” e “Super Record” partilham as mesmas cassetes (11-28 e 11-32), que têm a mesma largura da cassete 11X da Campagnolo (uma óptima notícia, pois evita que os utilizadores tenham que fazer actualizações dispendiosas de cepos e rodas).

Significa também que os engenheiros da Campagnolo tiveram essa preocupação e precisaram encontrar uma forma de reduzir a largura do carretos e corrente.

Isso afecta a durabilidade destes componentes?
De acordo com a marca não, pois resolveram esse desafio usando novos materiais na construção da cassete, onde o carreto superior é dividido em dois blocos feitos de aço monolítico que em combinação com um revestimento químico, garantem alta durabilidade da cassete.

Além disto, a própria tecnologia “3D Embrace”, também confere maior durabilidade destes componentes.
Fará diferença? Será uma revolução com tendência a ser seguida pelas outras marcas?
Não tendo experimentado este equipamento, na nossa opinião (e falando só das 12 velocidades), acreditamos que a evolução é algo natural, e nas bicicletas tu também sabes que seja por uma questão de marketing ou técnica, actualmente é um mercado de rápida evolução.
Ao nível da experiência proporcionada na estrada não sabemos se fará uma diferença muito notória, na nossa opinião existe uma lacuna neste lançamento, que é nenhuma das cassetes disponíveis ter um carreto com 10 dentes por exemplo.
Por outro lado é verdade que terá um rácio maior permitindo passagens mais suaves e ter mais dentes no carreto superior, sem fazer um “salto” muito grande para o seguinte.
O que nos deixa na dúvida é, qual o caminho que se irá seguir na vertente “Estrada” do ciclismo?
A marca “3T” tem uma bicicleta de Estrada (a 3T Strada) que tem um só prato (com transmissão SRAM) e 11 velocidades. Neste caso sim, as 12 velocidades podem fazer uma grande diferença, diminuindo a diferença de dentes entre os carretos nas passagens de mudanças.
Então o caminho a seguir, será todos avançarem para 12X2, ou 12X1?
Deixa nos comentários a tua opinião.
Deixamos-te fotos dos restantes componentes.



O disponibilidade está prevista para Junho, mas depende do importador de cada país.
Os pesos e preços anunciados são:
- 2,041 gr’s. e um preço de € 2,915 para o Super Record de calços.
- 2,323 gr’s. e um preço de € 3,199 para o Super Record de disco.
- 2,213 gr’s. e um preço de € 1,960 para o Record de calços.
- 2,453 gr’s. e um preço de € 2,394 para o Record de discos.
(A grama no ciclismo está mais cara que o ouro). 😀 😛
Aqui tens um vídeo para veres o novo Campagnolo em movimento.
Fonte: Granfondo Cycling
Fotos: Pablo Moreno, Manuel Buck – Granfondo Cycling
Luís Beltrão
Mr.B.

