António Morgado doente quebra no Stelvio

António Morgado doente quebra no Stelvio

Dia mau de António Morgado na chegada mais dura do Giro sub-23 que foi ganha pelo favorito Johannes Staune-Mittet (Jumbo-Visma). VAR mandou para casa 24 ciclistas!

Quem anda atento ao TopCycling já sabia que o talento de Salir do Porto chegou curto de forma pela lesão sofrida em abril, mas o António Morgado que alinhou na 4ª etapa do Giro sub-23 nada tem a ver com o ciclista combativo que é o atleta da Hagens Berman Axeon.

Morgado amanheceu indisposto, sobreviveu a uma etapa feita a alta velocidade e na entrada do Stelvio encostou para vomitar. Ficou vazio e foi sofrendo até acabar a 18:25 do vencedor. Aprendizagem dura para o vice-campeão mundial júnior que esta quinta-feira acordou com os mesmos sintomas e dúvidas sobre se terá condições para terminar a jornada.

Tirando isso a Axeon teve um bom dia. Os líderes Darren Rafferty e Jan Christen corresponderam: o irlandês foi 3º no Stelvio, ganhou a combatividade e subiu ao 2º lugar da geral (a 18 segundos de Johannes Staune-Mittet) enquanto o suíço foi 11º e é 12º a 3:13.

Créditos: La Presse

Ganhou quem tinha que ganhar

Na Cima Coppi da prova viu-se quem está melhor e o prognóstico cumpriu-se: Johannes Staune-Mittet colocou a bandeira da Noruega no topo do Stelvio tornando-se o primeiro corredor do país dos fiordes a vencer uma etapa no Giro sub-23. Mesmo no Giro de elites é raro encontrarmos triunfos de noruegueses, aliás, o último tem 25 anos: Kurt Asle Arvesen, em Bergantino.

É curioso que a corrida sub-23 está a seguir o mesmo guião do que o Giro de elites. Nos primeiros três dias tivemos Alec Segaert (Lotto) de rosa – tal como Remco Evenepoel – e aos belgas seguiu-se um norueguês – Staune-Mittet fez de Andreas Leknessund.

O vencedor do prestigiado Giro del Belvedere, que alterna entre os sub-23 e a equipa principal da Jumbo-Visma, venceu sem esmagar e essa é a melhor notícia para a corrida que fica aberta.

“O Stelvio é uma subida lendária e vou recordar este dia para o resto da minha vida. Tem sido uma primeira parte positiva do Giro, temos estado unidos como equipa.”

Results powered by FirstCycling.com

A surpresa do dia

Alexy Faure Prost corre pela Circus – ReUz – Technord e foi quem mais perto esteve de Staune-Mittet. O francês foi a surpresa do dia, primeiro porque é sub-23 de primeiro ano e não foi um super júnior dos nascidos em 2004, segundo porque é a época de estreia do projeto de desenvolvimento da Intermarché e os resultados têm sido excelentes.

Com Francesco Busatto ganharam a Liège e o italiano passou a profissional com a época em andamento (apesar de estar no Giro sub-23 com a formação de desenvolvimento). Sabem quem atacou nesse dia em La Redoute antes do italiano rematar o trabalho da equipa? Alexy Faure Prost!

Créditos: La Presse

VAR mandou 24 para casa

A nota negativa da jornada aconteceu à retaguarda do pelotão. Enquanto uns pedalaram Stelvio acima, outro subiram à boleia de carros e motas como se pode comprovar no vídeo abaixo.

Os comissários visionaram as imagens e desclassificaram os atletas identificados nos vídeos. O VAR mandou 24 para casa, numa lista com nomes sonantes como o campeão da Paris-Roubaix esperanças, o belga Tijl de Decker (Lotto-Dstny), e o promissor estónio Frank Aron Ragilo (DSM), top 10 nas duas corridas dos passados Mundiais de juniores.

A corrida fica reduzida a 143 ciclistas e os miúdos aprenderam uma lição para a vida.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Dia perfeito de Pogacar e da UAE no Giro de Itália

Dia perfeito de Pogacar e da UAE no Giro de Itália

Giro d’Itália 2024 – Etapa 15

Giro d’Itália 2024 – Etapa 15

Giro d’Itália 2024 – Etapa 14 – CRI

Giro d’Itália 2024 – Etapa 14 – CRI

Giro d’Itália 2024 – Etapa 13

Giro d’Itália 2024 – Etapa 13

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais