Milano-Sanremo | Tadej Pogacar triunfa em corrida épica

Milano-Sanremo | Tadej Pogacar triunfa em corrida épica
Foto: La Presse

Tadej Pogacar conquistou, finalmente, a Milano-Sanremo, depois de uma performance espetacular, onde chegou a cair. Lotte Lopecky venceu a prova feminina

Tadej Pogacar (UAE Emirates – XRG) conseguiu, finalmente, fazer descolar Mathieu van der Poel (Alpecin-Premier Tech) no Poggio, e venceu o sprint a Tom Pidcock (Pinarello Q36.5 Pro Cycling), para vencer a Milano-Sanremo, depois de cair à entrada ca Cipressa.

Na corrida feminina, Lotte Lopecky venceu a segunda edição, e manteve o título na SD Worx – Protime.

Ler mais | João Almeida na Volta à Catalunha | Confiram as etapas e os rivais

Créditos: LaPresse

Corrida masculina

O dia arrancou com uma fuga de sete ciclistas na frente da corrida: seis italianos e um francês, que chegaram a ter 6:00 de vantagem sobre o pelotão.

Como tem sido hábito, as decisões da corrida ficaram guardadas para os últimos 40km, com as subidas à Cipressa e ao Poggio a terem papel essencial na decisão do vencedor.

Pouco antes do início da Cipressa, Tadej Pogacar caiu, na frente do pelotão, e deixou o grupo cortado. Wout van Aert (Visma | LAB) Mathieu van der Poel também foram ao chão.

O esloveno chegou à frente da corrida ainda a tempo de desferir um poderoso ataque, que levou consigo apenas Tom Pidcock e Van der Poel. Os três ganharam uma vantagem de 0:30 sobre o pelotão, e seguiram isolados em direção ao Poggio.

Foto: LaPresse

No Poggio, Pogacar voltou a forçar, e conseguiu algo que ainda não tinha feito na Milano-Sanremo: fazer descolar Van der Poel. No entanto, Pidcock seguiu agarrado à roda do esloveno, e o duo entrou na descida rumo à meta com 0:20 de avanço sobre o perseguidor.

A decisão fez-se num sprint a dois. Pogacar arrancou primeiro, e nunca deixou Pidockc ultrapassá-lo. A decisão foi apertada, mas o esloveno conseguiu conquistar, finalmente, a Milano-Sanremo. Wout Van Aert fechou o pódio do dia.

Foto: LaPresse

Vídeo resumo da corrida

Top 10 da corrida

Pos.CiclistaEquipaTempo
1Tadej PogacarUAD6:35:49
2Thomas PidcockPQT“
3Wout Van AertTVL+0:04
4Mads PedersenLTK“
5Corbin StrongNSN“
6Andrea VendrameJAY“
7Jasper StuyvenSOQ“
8Mathieu Van der PoelAPT“
9Matteo TrentinTUD“
10Edoardo ZambaniniTBV“

Kopecky mantém o título na SD-Worx

A segunda edição da Milano-Sanremo Donne terminou com a SD-Worx a voltar a superiorizar-se perante as restantes equipas.

A Cipressa e o Poggio voltaram a ser os pontos essenciais da corrida. Na primeira ascensão, Kasia Niewiadoma (CANYON//SRAM zondacrypto) atacou o pelotão, e levou consigo um grupo com uma dezena de ciclistas. O grupo não cooperou, e pouco depois as estrelas da SD Worx – Protime, Lorena Wiebes e Lotte Kopecky, reentraram na frente da corrida.

Créditos: LaPresse

No Poggio, a Visma | LAB lançou Lieke Nooijen para a frente da corrida. Atrás, um ataque de Puck Pieterse (Fenix – PremierTech) partiu o pelotão, e deixou um grupo de cinco corredoras isoladas na frente, já depois de apanharem a fugitiva neerlandesa.

Coroado o Poggio, seguiam na frente Puck Pieterse, Lotte Kopecky, Noemi Rüegg (EF Education-Oatly), Eleonora Camilla Gasparrini e Dominika Włodarczyk (UAE Team ADQ). As cinco chegaram isoladas à reta da meta e o primeiro monumento do ano foi decidido num sprint reduzido, onde Kopecky foi a mais forte.

Créditos: LaPresse

Noemi Rüegg e Eleonora Gaprarrini fecharam o pódio. Depois de Lorena Wiebes ter vencido em 2025, a SD Worx – Protime renova o título em 2026.

Vídeo resumo da corrida

Top 10 da corrida

Pos.CiclistaEquipaTempo
1Lotte KopeckyTeam SD Worx – Protime3:47:17
2Noemi RüeggEF Education-Oatly“
3Eleonora Camilla GasparriniUAE Team ADQ“
4Puck PieterseFenix-Premier Tech“
5Dominika WłodarczykUAE Team ADQ+0:04
6Lorena WiebesTeam SD Worx – Protime+0:09
7Ally WollastonFDJ United – SUEZ“
8Elisa BalsamoLidl – Trek“
9Charlotte KoolFenix-Premier Tech“
10Chiara ConsonniCANYON//SRAM zondacrypto“

Noticias relacionadas

Mundial de Gravel 2026: Austrália recebe a edição mais dura e com menos “WorldTour’s” de sempre

Mundial de Gravel 2026: Austrália recebe a edição mais dura e com menos “WorldTour’s” de sempre

Precisam-se mecânicos! Indústria da bicicleta preocupada

Precisam-se mecânicos! Indústria da bicicleta preocupada

Granfondo Serra d’Ossa By Blackjack Wheels  levou cerca de 1600 participantes ao Alentejo

Granfondo Serra d’Ossa By Blackjack Wheels levou cerca de 1600 participantes ao Alentejo

Europeus | Roglic vence contrarrelógio em casa e Reusser revalida o título

Europeus | Roglic vence contrarrelógio em casa e Reusser revalida o título

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais