Rein Taaramae (Intermarché-Wanty-Gobert) foi o vencedor da 3ª etapa da Volta a Espanha em bicicleta e é agora o novo líder da prova.
O ciclista estónio foi o mais rápido a percorrer os 202,8 quilómetros entre Santo Domingo de Silos e Picón Blanco, com o tempo de 5:16.57 horas.
Logo a seguir, 21 segundos depois, chegou Joe Dombrowski (UAE-Emirates), seguido de Kenny Elissonde (Trek-Segrafredo) este a 36 segundos do líder, numa etapa em que a chegada à meta é marcada pela difícil subida.
Os protagonistas da fuga do dia foram Taaramae, Dombrowski e Elissonde, tendo ainda a companhia de Lilian Calmejane (AG2R Citroen), Julen Amezqueta (Caja Rural), Tobias Bayer (Alpecin-Fenix), Jetse Bol (Burgos-BH) e Antonio Jesús Soto (Euskatel-Euksadi).
Os fugitivos do dia chegaram a ter uma larga vantagem sobre o pelotão, com mais de nove minutos de avanço.
Com o aproximar do final da etapa nem todos aguentaram a pedalada, fase em que Taaramae se apresentou forte e determinado, superiorizando-se a Dombrowski e Elissonde seus perseguidores diretos.
Os ciclistas portugueses Nélson Oliveira (Movistar) e Rui Oliveira (UAE-Emirates), chegaram a 13,11 minutos do líder da etapa.
Esta é a primeira vez que Rein Taaramae lidera uma grande volta, partindo amanhã para a 4ª etapa, com a camisola vermelha vestida, símbolo do líder, com 25 segundos de vantagem sobre Kenny Elissonde, enquanto que Primoz Roglic (Jumbo-Visma), o anterior líder, se encontra a 30 segundos.