Volta à Catalunha, etapa 6 – Groves vence em bicicleta emprestada

Volta à Catalunha, etapa 6 – Groves vence em bicicleta emprestada

Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck), foi o destaque do dia na 102.ª edição da Volta à Catalunha, ao vencer a sexta etapa, após troca de bicicleta a cerca de quatro quilómetros da meta.

O ciclista australiano de 24 anos demonstrou uma enorme capacidade de resposta às adversidades, isto porque, a cerca de quatro quilómetros foi obrigado a trocar de bicicleta com um colega de equipa, após a sua apresentar problemas mecânicos, numa fase em que seguia bem posicionado para discutir a etapa.

O ritmo do pelotão era elevado e a curta distância parecia inviabilizar a discussão de Groves pela vitória na etapa. No entanto, o bom trabalho desenvolvido pelo australiano, em conjunto com a sua equipa, permitiu uma vitória surpreendente.  

Groves cumpriu os 171,4 quilómetros, na ligação entre Martorell e Molins de Rei, com o registo de 03:50:32, superiorizando-se no ‘sprint’ final a Bryan Coquard (Cofidis) e a Ide Schelling (BORA-hansgrohe), respetivos segundo e terceiros do dia.

João Almeida seguro no 3.º lugar, em dia de muitos ataques

João Almeida (UAE Emirates) esteve seguro na etapa, terminando integrado no pelotão, na 18.ª etapa posição, mantendo-se assim em terceiro da geral, que segue liderada por Primoz Roglic (Jumbo-Visma).

Depois da grande etapa de ontem, hoje, o ciclista português de 24 anos esteve hoje menos exposto, mas seguro dentro dos seus objetivos.

Evenepoel desafiou Roglic, mas em vão

Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step), segundo da geral, isolou-se na frente da corrida, a par do líder Primoz Roglic (Jumbo-Visma) quando faltavam ainda percorrer algumas dezenas de quilómetros. A ideia do camisola arco-íris parecia ser aumentar distâncias para os concorrentes diretos, em busca das bonificações, contando com a alternância de Roglic.

Mas, o líder da geral não acedeu ao desafio de Evenepoel, que foi durante largos quilómetros reclamando com o esloveno, que, tal como lhe é característico, se manteve impávido e sereno, focado apenas nos seus objetivos.

Gorada a tentativa de fuga, Groves foi o vencedor da etapa, enquanto que Roglic lidera a geral com 10 segundos de avanço sobre Evenepoel, segundo classificado, enquanto que o português João Almeida ocupa o último lugar do pódio, com 1.07 minutos de atraso.

Vídeo resumo

Top 10 etapa

POSPAÍSNOME – EQUIPATEMPO
01GROVES Kaden Alpecin-Deceuninck03:50:32
02COQUARD Bryan Cofidis+ 00
03SCHELLING Ide BORA-hansgrohe+ 00
04VAN GILS Maxim Lotto Dstny+ 00
05EVENEPOEL Remco Soudal Quick-Step+ 00
06KRON Andreas Lotto Dstny+ 00
07GODON Dorian AG2R Citroën Team+ 00
08KONRAD Patrick BORA-hansgrohe+ 00
09ROGLIC Primoz Jumbo-Visma+ 00
10FISHER-BLACK Finn UAE Team Emirates+ 00

Top 10 classificação geral

POSPAÍSNOME – EQUIPATEMPO
01ROGLIC Primoz Jumbo-Visma25:19:52
02EVENEPOEL Remco Soudal Quick-Step+ 10
03ALMEIDA Joao UAE Team Emirates+ 01:07
04SOLER Marc UAE Team Emirates+ 01:54
05LANDA Mikel Bahrain Victorious+ 01:55
06WOODS Michael Israel-Premier Tech+ 01:59
07CICCONE Giulio Trek-Segafredo+ 02:02
08HINDLEY Jai BORA-hansgrohe+ 02:07
09UIJTDEBROEKS Cian BORA-hansgrohe+ 02:28
10URAN Rigoberto EF Education-EasyPost+ 02:49

Barcelona será palco da última etapa

Amanhã, Barcelona será palco da última etapa desta 102.ª  edição da Volta à Catalunha, com o pelotão a ter pela frente um circuito com um total de 136 quilómetros, para a despedida. As atenções estarão centradas na luta entre líder e vice-líder da geral, onde é expectável a tentativa de Evenepoel atacar um Roglic que se apresenta seguro e confiante na obtenção da vitória final.

Classificações completas aqui disponíveis.

Por: Nelson Ferreira

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook

Noticias relacionadas

Seis destaques da Volta a Portugal do Futuro

Seis destaques da Volta a Portugal do Futuro

Bruno Pires já ganha com a Tudor

Bruno Pires já ganha com a Tudor

Evenepoel e Roglic no Dauphiné

Evenepoel e Roglic no Dauphiné

Rui Oliveira fez a festa com Tadej Pogacar no Giro

Rui Oliveira fez a festa com Tadej Pogacar no Giro

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais