Alejandro Valverde está de regresso ao ciclismo, mais precisamente, como líder da nova equipa de gravel da Movistar, a Movistar Team Gravel Squad.
Aos 42 anos, e depois de ter dada por terminada a sua carreira na alta competição do ciclismo internacional de estrada, ‘O Bala’ alcunha que era reconhecida dentro do pelotão, confirma o piscar de olhos que já tinha feito ao gravel, tal como aqui noticiámos ainda em 2022.
Atualmente a desempenhar funções de coordenação técnica na Movistar, Valverde demonstra assim que a paixão pelo ciclismo e pela competição continuam bem presentes, escolhendo a modalidade de gravel para o fazer.
Segundo as informações divulgadas pela Movistar esta manhã, o regresso de Valverde à competição está agendado para o dia 23 de abril, na ‘La Indomable’, corrida de gravel que se realizará em Almería.
Nova equipa conta com caras bem conhecidas
Alejandro Valverde é a figura mais mediática desta nova equipa de gravel, mas a Movistar apresentou ainda mais algumas figuras conhecidas.
Ivan García Cortina, elemento da equipa de estrada é uma dessas figuras.
O ciclista de 27 anos não abdicará da temporada de estrada, fator pelo qual estará ausente na competição de dia 23 de abril, estreando-se apenas seis dias depois, na Catalunha para disputar a ‘La Traka’.
A Movistar decidiu juntar a estes dois ciclistas bem conhecidos, dois rostos femininos, mais propriamente, Ana Dillana, representante espanhola no último Campeonato do Mundo Virtual de Ciclismo, e Hayley Simmonds, antiga bicampeã da Grã-Bretanha de contrarrelógio, pertencente à equipa da AWOL O’Shea.
Até onde poderá, ou quererá chegar Valverde?
O surgimento desta nova equipa de gravel deixa muitas dúvidas em relação aos objetivos competitivos não só de Valverde, como da própria Movistar.
Será que iremos ter Valverde a lutar pelo título mundial de gravel? Será que Valverde é apenas uma jogada de marketing para promover esta nova equipa, e abrir assim caminho a outro nome da equipa enquanto aposta principal?
A estreia já este mês
As respostas para estas perguntas irão começar a surgir a partir do próximo dia 23, com a estreia desta nova equipa de gravel, na ‘La Indomable’.
Até lá, é provável que ainda surjam mais alguns esclarecimentos em relação a este novo projeto da Movistar, mas, uma coisa é certa, esta aposta da Movistar, além de confirmar a ascensão do gravel, disciplina que tem vindo a ganhar cada vez maior destaque e visibilidade internacional, confirma ainda a grande visão de futuro da equipa espanhola.
Por: Nelson Ferreira
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.