UCI Mountain Bike World Series – O novo conceito da Taça do Mundo

UCI Mountain Bike World Series – O novo conceito da Taça do Mundo

Com a Warner Bros. Discovery (Eurosport) a garantir os direitos de transmissão da Taça do Mundo de BTT (como revelámos neste artigo), chega também um novo conceito destas competições, a UCI Mountain Bike World Series.

Este campeonato de BTT reúne numa só competição as Taça do Mundo de cross-country olímpico (XCO), maratona de cross-country (XCM), downhill (DHI), enduro (EDR) e E-enduro (E-EDR).

Desta forma, e pela primeira vez, as competições de BTT ficam reunidas sob uma única marca, as World Series. O pináculo desta nova estrutura será a Taça do Mundo, permitindo que todos os formatos floresçam de forma independente.

Oportunidade para amadores

A UCI Mountain Bike World Series vai também oferecer a oportunidade aos amadores de encontrarem o seu lugar no palco da elite. Algumas corridas de XCM, EDR e E-EDR estarão abertas a amadores pelo que estes aspirantes a profissionais poderão competir lado a lado com os seus heróis.

Isto permite abrir um caminho desportivo de alto nível para estes atletas na busca de pontos de qualificação de modo a progredir nas categorias de elite. 

Maior evento do ano

Tal como noticiámos neste artigo, o alinhamento de formatos e corridas será visto na perfeição em setembro em Les Gets, Morzine e Châtel (França), num festival de 10 dias de ação de BTT.

Com provas de todos os formatos e abertas a amadores, o evento pretende ser uma referência para uma nova era das Bicicletas de Todo Terreno.

Transmissões

Os eventos desta nova competição, como a Taça do Mundo de XCO, XCC e DHI, podem ser vistos em direto e “on demand” através do Discovery+ , da App do Eurosport e ainda no GCN+.

Já a Taça do Mundo de XCM, EDR e E-EDR terão programas com o resumo detalhado de cada jornada. Nos próximos meses serão anunciadas mais formas de poder assistir, fica a atento em www.topcycling.pt

O calendário

David Lappartient, Presidente da UCI: 

“A popularidade global do BTT está a aumentar e, ao combinar todos os seus principais formatos, para além de competir com pilotos de elite e amadores numa importante série, aumentaremos o apelo desta disciplina. Com o seu ambiente de festival, mistura de corridas e cobertura em direto expandida, a UCI Mountain Bike World Series oferece uma experiência nova e atrativa para os atletas, fãs e novatos na comunidade de BTT”.

Chris Ball, CEO da ESO Sports: 

“Ao criar uma única plataforma global que unifica os principais formatos de corrida com o estatuto de Taça do Mundo da UCI pela primeira vez, a nova UCI Mountain Bike World Series permitirá igualmente a integração e crescimento de amadores, de eventos e de um festival para corridas da Taça do Mundo.

“O nosso objetivo de longo prazo é o de elevar os principais formatos de corrida da Taça do Mundo da UCI, levando os atletas e equipas a um novo patamar. Também queremos manter a capacidade de entreter e envolver os ciclistas de BTT em todos os níveis. O futuro é incrivelmente empolgante e estamos honrados de inaugurar uma nova era do desporto”.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Peter Sagan anuncia final de carreira

Peter Sagan anuncia final de carreira

O piloto de Moto GP Miguel Oliveira, participará no  Race Nature Albufeira

O piloto de Moto GP Miguel Oliveira, participará no Race Nature Albufeira

Maiorca foi talismã para Rui Costa… outra vez

Maiorca foi talismã para Rui Costa… outra vez

Maria Martins em entrevista ao TopCycling.pt – Vídeo

Maria Martins em entrevista ao TopCycling.pt – Vídeo

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos