Com a Warner Bros. Discovery (Eurosport) a garantir os direitos de transmissão da Taça do Mundo de BTT (como revelámos neste artigo), chega também um novo conceito destas competições, a UCI Mountain Bike World Series.
Este campeonato de BTT reúne numa só competição as Taça do Mundo de cross-country olímpico (XCO), maratona de cross-country (XCM), downhill (DHI), enduro (EDR) e E-enduro (E-EDR).
Desta forma, e pela primeira vez, as competições de BTT ficam reunidas sob uma única marca, as World Series. O pináculo desta nova estrutura será a Taça do Mundo, permitindo que todos os formatos floresçam de forma independente.

Oportunidade para amadores
A UCI Mountain Bike World Series vai também oferecer a oportunidade aos amadores de encontrarem o seu lugar no palco da elite. Algumas corridas de XCM, EDR e E-EDR estarão abertas a amadores pelo que estes aspirantes a profissionais poderão competir lado a lado com os seus heróis.
Isto permite abrir um caminho desportivo de alto nível para estes atletas na busca de pontos de qualificação de modo a progredir nas categorias de elite.
Maior evento do ano
Tal como noticiámos neste artigo, o alinhamento de formatos e corridas será visto na perfeição em setembro em Les Gets, Morzine e Châtel (França), num festival de 10 dias de ação de BTT.
Com provas de todos os formatos e abertas a amadores, o evento pretende ser uma referência para uma nova era das Bicicletas de Todo Terreno.

Transmissões
Os eventos desta nova competição, como a Taça do Mundo de XCO, XCC e DHI, podem ser vistos em direto e “on demand” através do Discovery+ , da App do Eurosport e ainda no GCN+.
Já a Taça do Mundo de XCM, EDR e E-EDR terão programas com o resumo detalhado de cada jornada. Nos próximos meses serão anunciadas mais formas de poder assistir, fica a atento em www.topcycling.pt
O calendário

David Lappartient, Presidente da UCI:
“A popularidade global do BTT está a aumentar e, ao combinar todos os seus principais formatos, para além de competir com pilotos de elite e amadores numa importante série, aumentaremos o apelo desta disciplina. Com o seu ambiente de festival, mistura de corridas e cobertura em direto expandida, a UCI Mountain Bike World Series oferece uma experiência nova e atrativa para os atletas, fãs e novatos na comunidade de BTT”.
Chris Ball, CEO da ESO Sports:
“Ao criar uma única plataforma global que unifica os principais formatos de corrida com o estatuto de Taça do Mundo da UCI pela primeira vez, a nova UCI Mountain Bike World Series permitirá igualmente a integração e crescimento de amadores, de eventos e de um festival para corridas da Taça do Mundo.
“O nosso objetivo de longo prazo é o de elevar os principais formatos de corrida da Taça do Mundo da UCI, levando os atletas e equipas a um novo patamar. Também queremos manter a capacidade de entreter e envolver os ciclistas de BTT em todos os níveis. O futuro é incrivelmente empolgante e estamos honrados de inaugurar uma nova era do desporto”.
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.