A União Ciclista Internacional (UCI) anunciou que o Mundial de Gravel 2025 não será realizado em Nice, França, como estava previsto para 18 de outubro deste ano.
De acordo com o comunicado de imprensa da UCI, a decisão foi tomada em conjunto com a cidade anfitriã, devido a dificuldades técnicas e de calendário, impossibilitando a organização do evento na capital da Riviera Francesa.
A UCI procura agora novo país organizador para a quarta edição do Mundial de Gravel, e garante que o novo local e data serão anunciados o mais rapidamente possível.
Particularidades do Mundial de Gravel
O Mundial de Gravel ainda é bastante recente e só teve três edições, tendo ocorrido em Veneto (Itália) nos anos de 2022 e 2023, em Lovaina (Bélgica) em 2024, e Nice (2025) que estava planeado para este ano.
O processo de qualificação para o Mundial de Gravel ocorre através dos eventos UCI Gravel World Series, onde os 25% melhores classificados de cada faixa etária garantem um lugar no Campeonato do Mundo.
O Campeonato do Mundo de Gravel tem a particularidade de permitir que ciclistas amadores e elites partilhem o mesmo percurso. Em 2024, por exemplo, foram entregues 23 títulos mundiais, dos quais 21 foram de campeões por faixa etária (dos 19 aos 80 anos), além dos títulos conquistados por Mathieu van der Poel e Marianne Vos nas provas de elite.
Novo calendário pode incluir prova em Portugal – Impasse no calendário e na qualificação
UCI anunciou já havia anunciado a intenção de levar o Mundial a três continentes diferentes entre 2025 e 2028, com o objectivo de ajudar a expandir a modalidade, estando definidos no calendário além de Nice (agora cancelado), Nannup, na Austrália em 2026, Alta Saboya em França (2027) e Alula na Arábia Saudita (2028).
Este cancelamento pode gerar algum impasse, pois a participação de alguns atletas (principalmente amadores) nos eventos da UCI Gravel World Series é motivada pela qualificação para o mundial, que por enquanto não se sabe onde será.
Por exemplo, se o Mundial 2025 ocorrer fora do continente europeu será algo que desencoraja a participação de muitos atletas amadores europeus, pois as deslocações e logística para fora da Europa encarecem a participação num Campeonato do Mundo.
De lembrar ainda que, para o Campeonato do Mundo de 2025 já se realizaram duas provas qualificativas no final de 2024, e prevê-se que mais 20 eventos sejam disputados até outubro, passando alguns deles por Portugal.
Créditos da foto de destaque: UCI