Numa fase em que o ciclocrosse e a pista preenchem a temporada, as equipas de estrada já preparam 2025 definindo objetivos, calendários e a UAE Emirates não é exceção.
Em entrevista à Eurosport Espanha, Joxean Matxín anunciou que o programa dos líderes da UAE será anunciado brevemente no media day da equipa.
O encontro com jornalistas de todo o mundo vai decorrer em Benidorm, onde boa parte das estruturas do WorldTour treinam com frequência.
Calendário anunciado a 10 de dezembro
Joxean Matxín, diretor desportivo da UAE Emirates, revelou que o calendário dos ciclistas vai ser anunciado no dia 10 de dezembro.
Em entrevista à Eurosport Espanha, as perguntas direcionaram-se evidentemente para a época de 2025 de Tadej Pogačar e para o futuro de Juan Ayuso, bem como para os objetivos da próxima época.
É neste dia que se irão saber as principais provas que estrelas como Pogačar ou João Almeida terão como objetivos principais.
“Já discutimos o calendário de 2025. Já tomamos as decisões e está tudo finalizado.”
Joxean Matxín.
Matxín mantém a ambição
Quando questionado sobre o que ficou por fazer em 2024 Matxín foi perentório.
“Faltaram as corridas que não ganhamos que foram mais que as que vencemos.”
A temporada de 2024 viu não só a UAE vencer por 82 vezes e com 20 ciclistas diferentes, mas também uma época de Pogačar para a história: dobradinha Giro-Tour, Strade Bianche, Volta à Catalunha, Liège-Bastogne-Liège, Lombardia, Campeonatos do Mundo…
Segundo Matxín “o mais difícil não é ser o melhor ciclista do mundo e a melhor equipa do mundo, mas manter esse estatuto“.
“Vencer as três grandes”
Tendo renovado recentemente por mais quatro anos com a UAE, Matxín revelou os seus planos para o futuro próximo da equipa.
“Tentar melhorar e aperfeiçoar ainda mais, sabendo que é difícil, aumentar o número de vitórias, e cumprir um sonho já conseguido pela Visma, vencer as três grandes voltas no mesmo ano.”
Com o interesse desta pré-época a incidir sobre o calendário das grandes estrelas do ciclismo, Matxín foi também questionado sobre este assunto.
“Às vezes as grandes corridas sobrepõem-se no calendário e se queres correr o Giro como na última temporada, tens de saltar o Paris-Roubaix por causa da preparação que uma grande Volta implica. A ideia é aumentar o palmarés do Pogačar com foco nas corridas que ainda não venceu.”
O primeiro objetivo da época de Pogačar deverá ser a Milão-San Remo, mantendo-se a dúvida sobre a participação da estrela eslovena no Paris-Roubaix.
Com os calendários da UAE Emirates anunciados brevemente vai ser interessante ver como a UAE vai distribuir as suas estrelas por cada grande Volta, bem como os principais objetivos de João Almeida em 2025.
Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.