Tour de France 2027 | Está revelado o percurso da 114ª edição: os destaques e os perfis de todas as etapas

A organização do Tour de France revelou o percurso da edição de 2027 na tarde desta quinta-feira. Os 71 km de contrarrelógio e apenas dois finais em alto foram os destaques
Ao contrário do que aconteceu este ano, o Tour de France 2027 não deve ficar decidido ainda na primeira semana: arranca com seis etapas para sprinters ou puncheurs, seguidas de um contrarrelógio individual de 38 km. A primeira jornada de montanha chega dois dias depois, com a meta no topo do Grand Colombier.
São 71 km de contrarrelógio individual, o máximo desde 2012, quando venceu Bradley Wiggins. Por outro lado, há apenas duas chegadas em alto, e um total de seis etapas de média e alta montanha para marcar diferenças.
A etapa rainha é também uma das últimas possibilidades de ganhar tempo aos rivais, no 18º dia de competição: uma jornada brutal pelos Pirinéus, com chegada ao Col du Portet.
Ler mais | Tour de France: As imagens que marcam a 113ª edição da maior corrida do mundo

Tour de France 2027: Da Escócia ao final brutal nos Pirinéus
A 114ª edição do Tour de France vai arrancar na Escócia, e passar por Inglaterra e Gales nos quatro primeiros dias de competição. Os perfis assentam a sprinters, puncheurs e classicomanos, uma tendência que se vai manter depois do primeiro dia de descanso, quando o pelotão entrar em França.
Essas seis primeiras etapas devem garantir muito espetáculo e poucas diferenças, com a possibilidade de várias mudanças na camisola amarela. Ao sétimo dia de competição, chega a primeira oportunidade de ordenar a geral, com um contrarrelógio de 38 km, onde Remco Evenepoel terá chances de chegar à liderança.

Segue-se uma jornada de média montanha, antes do direito de resposta de Pogacar, na nona etapa, com a chegada em alto ao Grand Colombier (17,4 km a 7,1%), depois de três contagens de montanha durante o dia.
A segunda semana arranca com uma etapa de média montanha com seis contagens categorizadas, antes da chegada a Les Saisies, em mais um dia de alta montanha, com a última ascensão coroada a 4 km da meta. França celebra o Dia da Bastilha nessa quarta-feira, 14 de julho.
As duas etapas seguintes devem sorrir aos sprinters, ou homens que vão andar nas fugas, antes da chegada a Mende, no 14º dia, uma jornada com quatro contagens categorizadas, e chegada à meta depois de 3 km a 10%. A segunda semana fecha com mais um dia para os homens rápidos tentarem o final ao sprint.

A terceira semana arranca com um contrarrelógio de 33 km, plano, à exceção de uma colina de 800 metros a 12,4%. Uma tirada sem dificuldades até Pau antecede a etapa rainha, ao 18º dia: o pelotão atravessa os Pirinéus, e passa pelo Col du Soulor (11,8 km a 7,3%), Col du Tourmalet (19 km a 7,4%) e Hourquette d’Ancizan (8,2 km a 5,1%), antes da chegada em alto ao Col du Portet (16 km a 8,7%).
Na 19ª, o pelotão mantém-se nos Pirinéus, com um dia com quatro contagens de montanha categorizadas, a última das quais a 19 km da meta. Segue-se a chegada plana a Libourne, antes do último dia, que termina nos Campos Elísios, depois de três passagens pelo celebrado Côte de la Butte Montmartre, a derradeira coroada a 10 km do fim do Tour de France 2027.
Quem faz frente a Pogacar?
O esloveno já sabe o que tem pela frente para conquistar um recorde de seis edições do Tour de France. E quem faz frente a Tadej Pogacar? O aumento da quilometragem no contrarrelógio, quase sempre plano, dá óbvio destaque a Remco Evenepoel, que fica com mais terreno onde pode fazer diferenças significativas para todos os rivais.
No sentido contrário parece ir Jonas Vingegaard. O dinamarquês beneficia de dias de múltipla e alta montanha, pelo que fica com menos oportunidades para aproveitar um terreno onde Pogacar também não tem mostrado fraquezas nos últimos três anos.

Para além deste trio, o destaque óbvio vai para Paul Seixas, que deve correr o seu segundo Tour de France, já depois de ter conquistado o primeiro monumento da carreira. O francês tem demonstrado grande nível no contrarrelógio e na média montanha, pelo que também poderá beneficiar das diferenças em relação ao último ano. Será também interessante ver como chega Isaac Del Toro à corrida, que fechou o pódio em 2026.

Certo, será que a luta pela corrida vai demorar mais tempo do que em 2026, quando ficou resolvida à sexta etapa. As primeiras oportunidades para diferenças só chegam no arranque da segunda semana: se a corrida estiver em aberto depois das chegadas ao Grand Colombier e a Les Saisies, é possível que a geral se mantenha em discussão até ao antepenúltimo dia de corrida, um cenário que não acontece há largos anos.
Ainda assim, tendo em conta o nível, e a superioridade, que tem apresentado nos últimos três anos, os rivais vão ter de trabalhar muito nos próximos oito meses para fazerem frente a Tadej Pogacar no Tour de France 2027.

Tour de France 2027 – Os perfis de todas as etapas
Etapa 1 – Sexta-feira, 2 de julho: Edimburgo – Carlisle (185 km)

Etapa 2 – Sábado, 3 de julho: Keswick – Liverpool (223 km)

Etapa 3 – Domingo, 4 de julho: Welshpool – Cardiff (223 km)

Dia de descanso – Segunda-feira, 5 de julho
Etapa 4 – Terça-feira, 6 de julho: Cherbourg-en-Cotentin – Cherbourg-en-Cotentin (171 km)

Etapa 5 – Quarta-feira, 7 de julho: Pontorson – Plumelec (178 km)

Etapa 6 – Quinta-feira, 8 de julho: Vannes – Angers (193 km)

Etapa 7 – Sexta-feira, 9 de julho: Blois – Chambord (38 km)

Etapa 8 – Sábado, 10 de julho: Bourges – Le Creusot (224 km)

Etapa 9 – Domingo, 11 de julho: Villars-les-Dombes Parc des Oiseaux – Grand Colombier (162 km)

Dia de descanso – Segunda-feira, 12 de julho
Etapa 10 – Terça-feira, 13 de julho: Annecy – Sallanches (171 km)

Etapa 11 – Quarta-feira, 14 de julho: Cluses – Les Saisies (150 km)

Etapa 12 – Quinta-feira, 15 de julho: Chambéry – Valence (162 km)

Etapa 13 – Sexta-feira, 16 de julho: Aubenas – Montpellier (164 km)

Etapa 14 – Sábado, 17 de julho: Montpellier – Mende (199 km)

Etapa 15 – Domingo, 18 de julho: Rodez – Albi (169 km)

Dia de descanso – Segunda-feira, 19 de julho
Etapa 16 – Terça-feira, 20 de julho: Toulouse – Toulouse (33 km)

Etapa 17 – Quarta-feira, 21 de julho: Muret – Pau (186 km)

Etapa 18 – Quinta-feira, 22 de julho: Pau – Saint-Lary-Soulan (Col du Portet) (174 km)

Etapa 19 – Sexta-feira, 23 de julho: Hasparren – Laruns (160 km)

Etapa 20 – Sábado, 24 de julho: Maubourguet – Libourne (198 km)

Etapa 21 – Domingo, 25 de julho: Saint-Quentin-en-Yvelines – Paris (Campos Elísios) (116 km)
