A conceituada marca italiana lançou este modelo em 2017 como uma evolução Windmax.
O actual capacete topo de gama da Rudy Project tem todas as tecnologias que possas esperar de um capacete utilizado no World Tour, entre elas, “MIPS” e “Hexocrush”, mas o que significam estas siglas?
“MIPS” é uma tecnologia e marca registada que podes encontrar em muitos capacetes topo de gama hoje em dia, foi desenvolvida para evitar forças rotacionais no cérebro em caso de impactos angulares.
O casco e o revestimento são separados por uma camada de baixa fricção diminuindo o efeito dos impactos angulares no cérebro.
“Hexocruch” é uma tecnologia desenvolvida pela Rudy Project, extremamente leve e que combina duas densidades de espuma disposta de forma hexagonal para absorver e dissipar lateralmente as forças em caso de impacto.
Algo que não se nota e só quem já passou por uma má experiência dá valor, é a rede anti-insectos.
Se numa das tuas voltas de bicicleta, já te entrou um insecto pelas entradas de ar do capacete e ficou preso causando incomodo, ou até picado (no caso de uma abelha por exemplo), irás dar valor a esse pormenor, caso contrário nem te vais lembrar, porque isso não te acontecerá.
Conforto e visibilidade
O Racemaster conta com o sistema (RSR9) que personaliza o capacete, adaptando-o a diferentes utilizadores através de dois locais de ajuste.
Quer um, quer outro são bastante fáceis ajustar.
As fitas têm umas bandas reflectoras para melhorar a visibilidade do ciclista e contam com um espaço para prender os fios de auriculares para música ou rádio.
Num capacete de gama alta além do conforto e segurança, uma das primeiras coisas que se procura hoje em dia (depois de nos olharmos 20 vezes ao espelho a verificar se nos fica bem) é um sítio onde encaixar os óculos quando não precisamos deles, e nesse aspecto o Racemaster tem um design extremamente bem conseguido, pois os óculos encaixam perfeitamente no local reservado a eles, sem alterar o formato do capacete.
Colocar os óculos neste espaço exige alguma habituação, em andamento é mais difícil colocar os óculos atrás do capacete, do que na parte da frente.
Após algumas utilizações e habituação colocam-se bem, não estorvando a visão e sem haver risco de caírem.
Em relação ao “Air Acelerator”, não sentimos qualquer aceleração nem aerodinâmica extra, mas, dá pinta ao capacete.
Na nossa opinião, é um capacete confortável, compacto e tão leve que mal se dá por ele na cabeça.
Além da cor branca testada por nós podes encontrar nestas cores, entre elas o dourado utilizado pela equipa World Tour da Bahrain Merida.
Menos bom: colocação dos óculos no espaço reservado a eles exige habituação quando em andamento.
Bom: Conforto, peso, rede anti-insectos, óculos ficam bem alojados, sem risco de caírem no compartimento reservado a eles.
Tem um peso de 220g. e tem um preço de venda ao público de 229,00€.
Página do importador em Portugal: Rudy Project Portugal
Luís Beltrão
Mr.B.