Specialized Aethos 2: mais leve e versátil | Viagem e teste em Itália

Specialized Aethos 2: mais leve e versátil | Viagem e teste em Itália

Resumo-vos em poucas palavras a nova Specialized Aethos 2, é leveza, conforto e tem também alguma pimenta escondida. Querem saber mais? Conto-vos tudo neste artigo.

Testar uma bicicleta nova na região do Lago di Como, em Itália, é quase como fazer um regresso às origens do ciclismo. As estradas estreitas e as subidas da volta à Lombardia tornam esta zona de Itália um paraíso para pedalar, só perturbado pelos automobilistas, que respeitam ainda menos os ciclistas do que em Portugal.

Foi neste cenário que tive a oportunidade de experimentar a nova Specialized Aethos 2, a bicicleta que vem suceder a primeira Aethos – modelo que desde o início rompeu com a lógica da marca ao ser pensada não para o pelotão profissional ou para as regras da UCI, mas sim para o prazer de pedalar de qualquer ciclista.

O teste em vídeo


Uma bicicleta pensada para todos os ciclistas

A filosofia manteve-se: criar uma bicicleta que fosse tão agradável num passeio de domingo como numa competição de um granfondo. Para isso, a Specialized aproveitou a sua vasta rede de lojas espalhadas pelo mundo e analisou milhares de dados de bike fits.

Após a análise de muitos dados a conclusão foi clara: a maioria dos ciclistas precisa de mais conforto na posição de condução.

Por isso, a nova Aethos recebeu 15 mm. extra de Stack, permitindo uma postura mais natural e eficiente, sem recorrer a torres de espaçadores debaixo do avanço.

Outra novidade é a passagem interna de cabos, que responde a um pedido do público em geral quando apresentaram a primeira Aethos, deixando o quadro com um visual mais limpo e atual.

A geometria também mudou

A marca abriu meio grau no ângulo da forqueta, baixou o bloco pedaleiro 3mm. e aumentou a distância entre eixos 7mm.

O resultado é uma bicicleta mais confortável, mais estável e previsível nas descidas, afastando-se um pouco da geometria mais agressiva da Tarmac e da primeira versão da Aethos.

Estes são os números da geometria da Specialized Aethos 2:


Grama a grama, sem comprometer fiabilidade

De acordo com a explicação dos engenheiros de produto da Specialized estas alterações – maior Stack e cabos internos – trouxeram um desafio enorme, porque normalmente são duas características que incrementam peso aos quadros, algo que os responsáveis da marca não queriam que acontecesse nesta bicicleta.

Para manter o quadro abaixo dos 600 gramas e a Aethos 2 como a bicicleta mais leve da marca, os engenheiros levaram o processo de fabrico do carbono e dos componentes a um nível quase obsessivo, “raspando” gramas em pontos específicos, sem comprometer fiabilidade e resultado final de pilotagem.

Estes são alguns números que parecem quase ridículos, mas se analisarmos peça a peça, a percentagem de peso poupada é bastante assinalável:

  • 9 gr. poupados no sistema de fixação do selim.
  • 6 gr. na inserção de alumínio do bloco pedaleiro.
  • 2 gr. no suporte do travão de disco dianteiro.
  • 2 gr. no dropout UDH.

Aproveitaram o conhecimento adquirido no desenvolvimento das anteriores Aethos e Tarmac SL8, mas tudo foi reestudado, peça a peça, zona a zona do quadro, mantendo rigidez e fiabilidade.

Peças como a fixação do selim ao espigão foram desenvolvidas de novo e propositadamente para poupar peso nesta bicicleta. Especificamente nesta parte, pouparam nove gramas de peso.

O resultado é um quadro de apenas 595 gr. (na versão 12r, tamanho 56), continuando a ser o mais leve da marca.


Estes são os pesos oficiais (tamanho 56)

  • S-Works Aethos 2 SRAM RED AXS – 5,98 kg
  • S-Works Aethos 2 Shimano Dura-Ace Di2 – 6,05 kg
  • Aethos 2 Pro SRAM Force AXS – 6,71 kg
  • Aethos 2 Pro Shimano Ultegra Di2 – 6,73 kg
  • Aethos 2 Expert Shimano Ultegra Di2 – 7,12 kg

Um lince disfarçado de ovelha

O design minimalista e sem grandes logotipos da Aethos 2 pode enganar: parece uma bicicleta de passeio, mas esconde uma agressividade que se sente quando queremos carregar mais nos pedais.

Nas subidas, a leveza faz disparar a resposta a cada pedalada. Nas descidas, a geometria mais estável dá confiança mesmo a quem não tem um “kit de unhas” tão apurado. OK, não é tão aerodinâmica como a Tarmac SL8, talvez não seja tão vistosa, mas acaba por ser uma bicicleta rápida!

É, de certa forma, a bicicleta ideal para quem quer conforto, desempenho e uma estética discreta. Curiosamente, apesar da sua geometria mais próxima de uma bicicleta de endurance, a Aethos 2 consegue ser mais leve que a Tarmac SL8, a pura máquina de competição da marca.

Tal como a primeira versão, acredito que não será uma bicicleta vista em corridas World Tour, pois não está desenvolvida (na teoria e no túnel de vento) para competição, mas como utilizador comum, não profissional, eu achei esta bicicleta muito viável para se fazer um Granfondo a andar rápido.


Mais espaçamento de penus

Outra novidade na Aethos 2 é a maior capacidade de pneus, agora até 35 mm. Isto torna a bicicleta ainda mais versátil, dando tanto para granfondos, como para pedaladas com longas horas no selim, seja por estradas secundárias com piso irregular, como calçada, alcatrão gasto e maltratado ou estradas de terra batida. Mais volume de pneu significa mais conforto, mais tração e proteção de roda.

A parte interessante é que também esta evolução não trouxe penalizações de peso.

Novos componentes de topo

Outro ponto importante está no novo cockpit Roval Alpinist e nas rodas Roval Alpinist CLX 3 completamente redesenhados.

O novo guiador Alpinist tem agora 270 gr. (10 gr. mais leve), uma maior superfície superior em “D” para conforto extra, algo que na minha opinião é bem vindo e se nota quando estamos a pedalar.

As novas rodas Alpinist CLX 3 têm apenas 1131 gr., são compatíveis com pneus até 35 mm (com 6 mm. de margem de folga no quadro), raios Roval by Arris (em carbono), mais leves (103,5 g) e mais resistentes que os de aço. São incríveis estas rodas, só experimentando dá para ter a noção.


Opinião final

Cinco anos depois do lançamento da primeira Aethos, a Specialized conseguiu reinventar o conceito sem trair a sua essência. A Aethos 2 é mais confortável, mais limpa visualmente e continua a ser absurdamente leve.

Além disso, continua a ser uma bicicleta com o design tradicional e simples de uma bicicleta. Por muitos anos que passem, por muitas “modas” que venham e vão embora, uma bicicleta é isto. Para quem gosta de ser discreto, esta é a bicicleta.

Pessoalmente adorei a bicicleta (já gostava bastante da anterior), é uma bicicleta muito equilibrada, suave, previsível nas descidas e embora não a considere uma escaladora tão boa como a Tarmac (pela geometria), o baixo peso que tem em todas as versões faz com que ainda assim dê prazer nas subidas.

Muito provavelmente a Specialized Aethos 2 (com estas atualizações na geometria) é um tipo de bicicleta que se encaixa na maioria do utilizador, mas agora será o mercado a ditar as suas regras. Terá sucesso?

Disponibilidade e preços

Podes ver a gama completa, as várias cores a disponibilidade para entrega e os preços, clicando aqui no site da marca: www.specialized.com/pt

Noticias relacionadas

Cian Uijtdebroeks à procura da terceira vida na Movistar 

Cian Uijtdebroeks à procura da terceira vida na Movistar 

Jonas Vingegaard: “O João Almeida nunca quebra”

Jonas Vingegaard: “O João Almeida nunca quebra”

Ricardo Scheidecker: “É preciso líderes com sentido de Estado”

Ricardo Scheidecker: “É preciso líderes com sentido de Estado”

Volta ao Algarve 2026 – Percurso e primeiras equipas confirmadas

Volta ao Algarve 2026 – Percurso e primeiras equipas confirmadas

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais