Rui Oliveira foi o terceiro classificado no concurso olímpico de Omnium da Taça do Mundo de Pista, que decorre em Minsk, Bielorrússia.

É um resultado importante no objectivo de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, uma vez que o Omnium é uma das apostas de Portugal para estrear-se nas provas de pista dos Jogos.
O ciclista português fez um concurso de alto nível, começando com o segundo lugar em scratch, foi o quarto na corrida tempo e sexto em eliminação. Com este início, Rui Oliveira iniciou a corrida por pontos no segundo lugar da geral.

Na prova decisiva, o português esteve mais uma vez entre os melhores, ganhando duas voltas ao pelotão e adicionando 47 pontos ao pecúlio pessoal. Terminou com 149 pontos e com a medalha de bronze.
O britânico Matthew Walls conquistou a medalha de ouro, com 163 pontos. O segundo classificado foi o campeão olímpico da especialidade, o italiano Elia Viviani, com 154.

“Comecei bem no scratch e na corrida tempo, o que me deixou sempre perto da frente. A confiança aumentou para a corrida por pontos, onde dei tudo. Este novo formato, com as corridas muito compactadas, com as quatro corridas em pouco mais de duas horas e meia, agradou-me. Penso que que a experiência de estrada acaba por beneficiar-me. Tenho trabalhado muito, nestas últimas semanas e este resultado é o reflexo disso”
disse Rui Oliveira.
Este domingo Portugal terá os três corredores convocados em pista. Iuri Leitão compete em perseguição individual, às 7h45.
Maria Martins participa no concurso olímpico de Omnium: scratch (13h15), Tempo (13h40), Eliminação (14h58) e corrida por pontos (15h55).

Rui Oliveira e Iuri Leitão lutam pelos pontos de apuramento olímpico em Madison, às 13h58.
Subscreve a nossa newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do MARRETAMAN.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e Twitter
Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo