Tudor de Ricardo Scheidecker recrutou Alaphilippe e Hirschi, dois craques que vão correr na segunda divisão. O TopCycling, em Espanha, com um dos arquitetos do projeto suíço.
Muitos sabem quem ele é, mas poucos privam com Ricardo Scheidecker, responsável desportivo da Tudor.
Está no ProTour desde que ajudou a nascer a Leopard-Trek e quinze anos depois mantém o perfil discreto que o caracteriza. É algo avesso a entrevistas, mas recebe-nos sempre com simpatia.
Gosta de guardar o protagonismo para os ciclistas e este ano isso significa dar o centro do palco a duas estrelas recém-chegadas: Julian Alaphilippe e Marc Hirschi.
O TopCycling esteve no Media Day que decorreu em Moraira, Espanha, e pode constatar o crescimento da estrutura.
Ao ano três do projeto a Tudor é uma autêntica equipa WorldTour e juntou dezenas de jornalistas que quiseram comprovar a solidez do projeto.
“A nossa forma de correr, a nossa presença é o nosso ADN (…) Somos apoiados por sponsors técnicos muito importantes (…) E a palavra no pelotão passa, este é um mundo pequeno e acho que despertamos muita curiosidade.”
Ricardo Scheidecker ao TopCycling.
Vídeo | Entrevistámos Fabian Cancellara!

Foto: TopCycling
Sete portugueses no staff
Na Tudor trabalham quase 130 profissionais. Além do diretor da parte desportiva, há seis portugueses no staff: três mecânicos, dois massagistas e um diretor desportivo.
Ricardo Scheidecker é o braço direito Fabian Cancellara. Ao proprietário da equipa une-o uma amizade de muitos anos e a ambição por ganhar… mas não a qualquer preço.
“À nossa frente temos uma época que é um grande desafio porque o passo dado em termos de expectativas é grande. Em termos de estrutura não porque não contratamos tantas pessoas estes anos como contratamos de 2023 para 2024 (…) Reforçamos a equipa com gente experiente dentro dos vários setores do departamento desportivo e não só. A equipa tornou-se uma estrutura – ao nível da quantidade e também ao nível da qualidade, sem estar com falsas modéstias, mas acreditando na nossa competência – que começa a estar preparada para os desafios mais importantes de uma época.”
Ricardo Scheidecker ao TopCycling.
Na entrevista que acompanha este artigo encontram mais, muito mais, porque o português é um dos cérebros mais interessantes do WorldTour. Falar com Ricardo Scheidecker é entender o ciclismo nas suas várias dimensões, por isso o TopCycling convida a que vejam o vídeo.
Ler mais | Pidcock e Hirschi revolucionam a categoria ProTeam