Review – Sapatos Trek Velocis: O que dizer após 1000 km’s.

Review – Sapatos Trek Velocis: O que dizer após 1000 km’s.

Em 15 de fevereiro deste ano, a Trek apresentou ao mercado três novos modelos de sapatos de ciclismo. Entre eles, os sapatos Trek Velocis, uma opção de gama média.

Após mais de um mês de utilização e mais de 1000 quilómetros pedalados com estes sapatos, é hora de partilhar a minha opinião sobre a experiência com os Trek Velocis.

Créditos: Topcycling

Começo pela questão estética, algo que não vale de muito pois cada um tem os seus gostos e o meu pode não coincidir com o do leitor. No entanto, a minha opinião é que atualmente estes são uns dos sapatos mais bonitos e elegantes do mercado.

Desempenho e Rigidez

Os Trek Velocis foram concebidos para ciclistas que procuram um bom desempenho sem comprometer o orçamento, é assim que a marca os posiciona e o seu preço de €249,99 também.

Estes sapatos surpreenderam-me, não no conforto, porque já esperava que fossem confortáveis, mas pelo desempenho e rigidez, porque embora sejam mais económicos que os modelos Trek Kint e Trek RSL Road, os Velocis não ficam muito atrás destes nesse aspecto.

Créditos: Topcycling

Durante os quilómetros que fiz, notei que os sapatos demonstram uma capacidade notável para transmitir a potência ao pedal, pelo que, me deixaram a pensar se valerá realmente a pena despender de mais dinheiro pelos modelos topo de gama.

(Vou testar os Trek Knit após este teste, depois faço um comparativo).

Conforto Excepcional

Como referi acima, o conforto não me surpreendeu mas este é um dos pontos fortes dos Trek Velocis. Não me surpreende porque, por norma, em sapatos de gama média as marcas não colocam a questão do desempenho e rigidez como principal objetivo e consequentemente conseguem fabricar sapatos confortáveis.

O que acontece muitas vezes nesta gama de sapatos, é os sapatos serem confortáveis e deixarem a desejar na questão do desempenho (o que neste caso não se verifica).

Créditos: Topcycling

Após várias horas de pedalada, os sapatos mantêm-se confortáveis, o ajuste dos apertos BOA Li2 é firme, não causa dormência nos pés e não há pontos de pressão incómodos. A ligueta “esponjosa” absorve parte da pressão dos fios dos apertos, com isso o pé ganha conforto.

Este conforto é crucial para longas distâncias e principalmente para o ciclista que tem contacto pela primeira vez com sapatos de encaixe no ciclismo de estrada.

Não vos consigo dizer se esta característica se deve à nova tecnologia MetNet, porque não são os únicos sapatos confortáveis que calcei na vida, mas que são confortáveis são.

De realçar ainda, que os fechos BOA Li2 rodam nos dois sentidos para apertar e desapertar o sapato, algo que não se vê em todos os sapatos de gama média, em alguns modelos temos que soltar o botão para desapertar por completo e voltar a apertar, quando queremos ajustar o sapato. (Rodar em ambos os sentidos permite melhor ajuste do sapato, mesmo em andamento).

Relação Qualidade/Preço

O que vejo nestes sapatos, de acordo com o que experimentei até hoje, é que a relação qualidade/preço dos Trek Velocis é difícil de superar. Para ciclistas que procuram sapatos que ofereçam desempenho e conforto sem exigir um investimento elevado, os Velocis são uma escolha acertada.

Menos positivo

Os Trek Velocis apresentam dois pontos menos positivos que vale a pena mencionar:

  1. tendem a ser ligeiramente quentes para dias de maior calor no verão. No entanto, esta característica torna-se uma vantagem em dias de inverno ou de meia estação;
  2. deveriam ter maior proteção de borracha na biqueira, como ciclista não profissional paro muitas vezes e acabo por tocar com a zona interior da biqueira no pneu da frente, o que causou facilmente desgaste no acabemento branco dessa zona do sapato.

Em resumo

Os Trek Velocis destacam-se como uma excelente opção para ciclistas que procuram sapatos de estrada de gama média. Combinam rigidez, conforto e uma boa relação qualidade/preço.

Se estás à procura de sapatos que ofereçam conforto e bom desempenho, sem comprometer o teu orçamento, os Trek Velocis devem ser tidos em conta na tua pesquisa de mercado.

Onde comprar

Para mais informações técnicas, de preços e lojas onde os podes encontrar estes sapatos, vê aqui no site da marca: https://trek.bike/Sapatos

Vídeo do unboxing e primeiro contacto

Noticias relacionadas

Tour de France: Etapa 18 – Brilham os Homens das Clássicas

Tour de France: Etapa 18 – Brilham os Homens das Clássicas

Tour de France 2024 | Etapa 17 | Todos querem vencer

Tour de France 2024 | Etapa 17 | Todos querem vencer

Tour de France 2024 | Etapa 16 | Luta pela Verde ao rubro

Tour de France 2024 | Etapa 16 | Luta pela Verde ao rubro

Jonas Vingegaard: Não vou correr para ser segundo

Jonas Vingegaard: Não vou correr para ser segundo

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais