Novos S-Works Ares 2 – Primeiro contacto e Unboxing

Novos S-Works Ares 2 – Primeiro contacto e Unboxing

Os S-Works Ares 2 acabam de chegar e a Specialized diz que são os sapatos mais eficientes e confortáveis que já produziram.

Depois de os ter na mão no “unboxing”, posso dizer que mantêm o padrão de qualidade a que a marca já nos habituou, mas a grande questão é: O que mudou em relação à versão anterior?

Vídeo

Na minha opinião basta olhar para os novos S-Works Ares 2 para perceber são logo à partida muito mais bonitos que a versão anterior! Do ponto de vista estético confesso que não gostei da versão anterior, mas tendo em conta os ciclistas profissionais (não só das equipas patrocinadas pela marca, como também de outras equipas) que optavam por aquele modelo de sapatos da Specialized, era fácil chegar à conclusão de que os sapatos eram bons do ponto de vista da performance e conforto.

Formato diferente, promete maior conforto

Embora a marca informe que estes sapatos foram construídos com base na fórmula vencedora da versão anterior e com o contributo de ciclistas do World Tour, salta desde logo à vista que a Specialized reformulou o formato do Ares 2. Mas com que objetivo?

Segundo a marca o objetivo foi criar um ajuste mais natural, que elimine pontos de pressão e maximize a estabilidade. Para isso recolheram milhares de digitalizações de pés de ciclistas.

A caixa de dedos ficou mais ampla para permitir um posicionamento mais relaxado dos pés, reduzindo a compressão na parte dianteira (isto nota-se desde momento em que vemos o sapato). Isto deve melhorar o conforto em longas distâncias, algo que muitos ciclistas procuram quando escolhem um sapato topo de gama.

Performance

Assim como a geração anterior, os S-Works Ares 2 foram desenhados para ciclistas que não querem perder um único watt. A marca fala num aumento de 7 watts graças ao ajuste mais firme e ao suporte otimizado. Além disso, também informam que há uma redução de 44% na pressão na parte dianteira do pé, o que (a ser verdade) pode ser uma grande vantagem para quem passa horas no selim e sente desconforto com modelos mais rígidos.

O sistema de fecho mantém-se baseado no conceito de fixação triangulada da versão anterior, que distribui a pressão de forma mais uniforme, evitando pontos de aperto excessivo.

Algo que se nota também à primeira vista é que o suporte do calcanhar também foi revisto. Nota-se desde logo que o reforço vai muito mais além da zona habitual do calcanhar com o objetivo de evitar qualquer movimento dentro do sapato durante os sprints ou nas subidas.

Em resumo

Admitamos, se há algo que a Specialized sempre fez bem foi desenvolver sapatos que combinam conforto e performance, ainda não testei estes sapatos na estrada, mas basta olhar para os novos S-Works Ares 2 para perceber que parecem seguir essa linha.

No papel, as melhorias e os argumentos fazem sentido, digamos que embora não seja uma novidade, há mais marcas a seguir o caminho de levar o sapato ao encontro do formato do pé (mais espalmado), em vez do inverso.

No entanto, a verdadeira prova será colocá-los na estrada e ver se todas estas promessas se traduzem numa boa experiência, até lá, ficam as primeiras impressões: qualidade de construção no nível esperado e uma abordagem mais anatómica ao ajuste.

Quanto à performance, se mantém conceito de fixação triangulada da versão anterior e têm a rigidez de sola habitual da marca, têm todas as condições para ser adorados pelo utilizador mais competitivo.

Podes ver as cores, preço e disponibilidade destes sapatos aqui no site da Specialized

Noticias relacionadas

Volta à Romandia | 1.ª Etapa – Brennan sem rivais

Volta à Romandia | 1.ª Etapa – Brennan sem rivais

Volta à Romandia | Prólogo – Ivo Oliveira às portas da vitória

Volta à Romandia | Prólogo – Ivo Oliveira às portas da vitória

Liège-Bastogne-Liège 2025 – Sai o nono monumento para Pogacar

Liège-Bastogne-Liège 2025 – Sai o nono monumento para Pogacar

Flèche Wallonne 2025 – Pogačar traz a normalidade de volta

Flèche Wallonne 2025 – Pogačar traz a normalidade de volta

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais