NOVO Shimano GRX DI2 – 12 velocidades

NOVO Shimano GRX DI2 – 12 velocidades

A Shimano acaba de expandir a sua gama de produtos para gravel com o novo Shimano GRX DI2 de 2×12 velocidades.

O novo conjunto de componentes electrónicos Di2 inclui Manípulos de Controlo Duplo que foram, segundo a marca, aperfeiçoados para maior conforto e controlo, com um desviador traseiro equipado com tecnologia SHIMANO SHADOW RD+ para uma melhor gestão da corrente e um desviador dianteiro otimizado para mudanças mais precisas.

  • Plataforma Di2 – Sistema Di2 redesenhado, com mudanças rápidas e precisas e um design de cockpit sem fios que melhora o desempenho e fiabilidade;
  • Transmissão avançada para gravel – Mudanças de 12 velocidades otimizadas e tecnologia HYPERGLIDE+ para uma mudança de velocidades, segundo a marca sem problemas, independentemente da situação;
  • Interface e ergonomia – O GRX Di2 sempre se destacou pala sua ergonomia, surge agora com o design de manetes diferente e com grande possibilidade de personalização.

Opções de mudanças GRX de 2 x 12 velocidades

Este novo conjunto de componentes para gravel da Shimano traz uma opção de mudanças electrónicas para o grupo GRX 2 x 12, lançado no ano passado.

Este conjunto combina vários componentes como as novas alavancas de mudanças GRX RX825 Di2, o desviador dianteiro e o desviador traseiro com a pedaleira, a cassete e os travões RX820.

Desta forma, segundo anunciou a marca japonesa, os ciclistas vão poder desfrutar do desempenho e da fiabilidade das mudanças Di2 da Shimano com mudanças de 2 x 12 velocidades para gravel.

Tal como acontece com os componentes mecânicos da RX820, os ciclistas podem adaptar as suas mudanças com as pratos de 48/31 dentes ou optar por utilizar o crank RX610 e com pratos de 46/30 dentes.

Da mesma forma, os ciclistas podem escolher entre uma cassete de 11-36 ou 11-34 dentes para uma ampla gama de mudanças, o que permite rodar a uma cadência confortável.

Opções de mudanças compatíveis com GRX RX825 Di2:

  • Crank RX820 de 48/31 dentes;
  • Crank RX610 de 46/30 dentes;
  • Cassete HG710 de 11/36 dentes;
  • Cassetes R9200, R8100, R7100 de 11/34 dentes.

Qualquer uma destas combinações de mudanças combina com as mais recentes rodas de carbono para gravel da Shimano, as WH-RX880. Com uma largura interna de 25 milímetros e um cubo livre DIRECT ENGAGEMENT atualizado, as rodas RX880 proporcionam uma ligação vital entre o ciclista e a estrada.

Mudanças eletrónicas Shimano Di2 para Gravel

Tal como os DURA-ACE, ULTEGRA e SHIMANO 105 Di2 de 12 velocidades, o novo sistema GRX Di2 é ligado por cabos, apresentando uma bateria central, que fornece energia aos desviadores dianteiro e traseiro.

Os fios de menor diâmetro ligam-se diretamente da bateria a cada desviador, eliminando a necessidade de junções. A bateria interna central, também simplifica o carregamento e mantém-se segura nos trilhos ou estradas mais acidentadas.

Cockpit sem fios Shimano Di2

A GRX Di2 de 12 velocidades da Shimano apresenta um cockpit sem fios, específico para gravel, pousa mãos de textura rugosa e manetes de travão antiderrapantes.

Tal como acontece com as manetes GRX RX815 Di2 DUAL CONTROL LEVERS originais, têm a localização do terceiro botão Di2 no interior das capas, a posição das mãos foi melhorada.

Quer seja utilizado como mudança de velocidades ou para navegar entre os ecrãs do dispositivo de treino ou navegação, este terceiro botão continua a oferecer uma capacidade extra ao grupo electrónico da Shimano.

Manípulos duplo controlo

Os novos manípulos de duplo controlo, segundo informa a Shimano , também utilizam uma secção transversal de forma otimizada para uma integração perfeita com guiadores mais largos.

Com uma forma mais redonda, a transferência do guiador para as capas é mais suave e cria uma área de superfície maior para ajudar a eliminar os pontos de pressão.

Características do sistema de travão de disco ST-RX825

  • Conectividade Di2 sem fios;
  • Velocidades 2 x 12 manípulo de controlo duplo;
  • Ergonomia da manete de travão e do suporte específica para gravel;
  • Otimização da drop bar;
  • Revestimento antiderrapante na superfície da manete do travão;
  • Três botões Di2 por manete para personalização da aplicação E-TUBE PROJECT Cyclist;
  • Baterias tipo moeda, substituíveis (2 x CR1632) com vida útil prevista de 3,5 a 4 anos;
  • Peso: 415 gramas / par.

Manípulo de mudanças Di2 – acessórios

O novo sistema Di2, também permite manípulos de mudança acessórios, outra vantagem das mudanças electrónicas. Ligar uma das mudanças satélite da Shimano, seja nos topos, nos drops ou no guiador, permite aos ciclistas manter o seu esforço sem terem de mexer as mãos.

Tal como o terceiro botão nos GRX Di2 DUAL CONTROL LEVERS, estes manípulos satélite podem ser atribuídos a várias funções, incluindo a mudança de qualquer desviador, para controlar luzes e dispositivos de treino compatíveis, ou como um botão de lap durante os treinos.

Desviador traseiro SHIMANO SHADOW RD+

O desviador traseiro RX825 inclui a tecnologia SHADOW RD+ da Shimano. Com o seu manípulo on/off, a SHADOW RD+ facilita a remoção da roda traseira quando está desligada. Quando ligada, a unidade de tração está sob tensão adicional, o que proporciona uma condução mais silenciosa e mudanças de velocidade mais precisas.

Assim como nos sistemas Di2 de 12 velocidades de estrada da Shimano, o desviador traseiro é também o centro de comunicação da transmissão, comunicando sem fios com as manetes de mudanças, os computadores de bordo compatíveis e a app E-TUBE PROJECT Cyclist através de um smartphone.

Também aloja a porta de carregamento do sistema e o botão multifunções que permite aos ciclistas verificar facilmente o nível da bateria, emparelhar via Bluetooth e entrar no modo de ajuste para ambos os desviadores.

Características desviador traseiro RD-RX825

  • Estabilização da corrente SHIMANO SHADOW RD+;
  • Conectividade e carregamento D-FLY integrado;
  • 12 velocidades;
  • Compatível com cassetes 11-34 e 11-36 dentes;
  • Peso: 310 gramas.

Linha de corrente mais larga para maior folga

O sistema RX825 emprega uma linha de corrente mais larga, +2,5 mm, para melhorar a folga dos pneus. Isto é especialmente útil para se ter a opção de mudar para pneus mais largos consoante, o terreno, ou em condições de muita lama.

Características desviador dianteiro FD-RX825

  • Linha da corrente +2,5mm vs. FD de estrada convencional;
  • Mais espaço livre para pneus;
  • Mudanças 2 x 12;
  • Peso: 142 gramas.

Personalização do E-TUBE PROJECT e FRONT SHIFT NEXT

Ao utilizar a aplicação E-TUBE PROJECT Cyclist da Shimano, os ciclistas podem escolher entre diferentes intervalos de mudança de velocidades para multi-mudanças, personalizar a atribuição dos botões de mudança (que botões desempenham que funções), programar diferentes modos de mudança automática, como mudanças sincronizadas e semi-sincronizadas, e afinar as mudanças.

O lançamento da RX825 coincide com a estreia da nova funcionalidade FRONT SHIFT NEXT da Shimano.

Com esta atualização de firmware, o utilizador pode, com a aplicação E-TUBE PROJECT Cyclist da Shimano, programar qualquer botão Di2 de 12 velocidades para mudar o desviador dianteiro para a cremalheira que não estiver a utilizar no momento e depois alternar para a frente e para trás utilizando o mesmo botão.

Este novo firmware é compatível não só com a GRX RX825, mas também com a família de grupos Di2 de 12 velocidades de estrada da Shimano. O resultado, segundo informa a Shimano, é uma mudança de velocidades mais simples e intuitiva para os ciclistas menos experientes e uma tomada de decisão mais rápida para os ciclistas mais experientes em competição.

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