Novas regras da UCI entram em rigor em 2025. O que muda? 

Novas regras da UCI entram em rigor em 2025. O que muda? 

Com o início da temporada de estrada no pelotão internacional, entram em prática as mudanças que a UCI vinha a planear nas regras do desporto. 

Os destaques vão para a nova categoria das sub-23 femininas, o sistema dos cartões amarelos e algumas mudanças referentes às chegadas em sprints.

Ler mais | Calendário 2025: provas nacionais de ciclismo de estrada

Créditos: Tim de Waele/Getty Images

Campeonatos do mundo

A UCI vai fazer duas mudanças de impacto nos Campeonatos do Mundo de ciclismo de estrada a partir de 2025: 

  1. Vai ser criada uma nova categoria nas provas femininas, uma vez que os mundiais passam – finalmente – a contar com a corrida de sub-23 feminina. As jovens vinham, desde 2022, a fazer a competição com as Elites 
  1. A UCI passa a impedir jovens ciclistas que tenham contratos com equipas profissionais WorldTour ou Proteam, de competir na corrida de sub-23 dos campeonatos do mundo (a menos que tenham contrato de estagiário). Outra alteração é que homens e mulheres deixam de poder participar na corrida sub-23 se já tiverem feito a prova de Elites no passado. 

Relembrar que, por exemplo, os últimos quatro títulos mundiais de contrarrelógio sub-23 foram ganhos por ciclistas que já tinham contratos com equipas WorldTour, pelo que estas mudanças podem trazer resultados interessantes ao evento.

Iván Romeo nos mundiais de Zurique. O jovem espanhol tem contrato com a Movistar e venceu o último título mundial de contrarrelógio sub-23.
Créditos: gettysport

Outra mudança de destaque são as alterações das distâncias percorridas nas corridas femininas: nos mundiais – e também nos Jogos Olímpicos – a quilometragem máxima para as elites passa para os 180 km (anteriormente 160 km). 

A distância máxima para os sub-23 masculinos passa a ser 150 km. Para as sub-23 femininas e juníores masculinos entre 110 e 140 km, e para as juníores femininas entre 70 e 100 km. No contrarrelógio as distâncias máximas passam para os 30-40 km, e nas sub-23 femininas 20-30 km. 

A pista também sofre alterações, na busca de maior igualdade entre homens e mulheres: a perseguição passa a ter 4 km, como nos homens, e o contrarrelógio passa para 1 km. O Scracth passa para 10 km, tanto na vertente masculina como feminina.

Créditos: JOHN MACDOUGALL/AFP via Getty Images)

Cartões amarelos

A UCI vai avançar com as alterações que já tinham sido propostas e testadas – os cartões amarelos no ciclismo. Vão passar a ser usados em corridas ProSeries, Mundiais, torneios continentais e Jogos Olímpicos. 

A instituição que tutela o ciclismo internacional já tinha definido as diretrizes para a utilização destes cartões. Os ciclistas vão enfrentar consequências caso acumulem cartões amarelos na mesma corrida ou ao longo de várias corridas. Os cartões amarelos são atribuidos mediante incumprimento de regras durante as corridas.

Ler mais | Novas regras de segurança UCI – Sistema de cartões amarelos

Créditos: LaPresse

Chegadas ao sprint

A UCI tomou previsões para que seja possível a expansão da zona de sprint dos 3 km para os 5 km, e um protocolo mais rígido de avaliação das chegadas rápidas – este protocolo tem de ser acionado pelos organizadores das corridas antes da prova. 

As novas orientações já foram testadas, desde 12 de junho de 2024. Segundo este protocolo, os ciclistas podem passar até três segundos depois do homem à sua frente para que seja atribuído o mesmo tempo, ao contrário da distância de um segundo que existia anteriormente. 

No caso de vitória de um ciclista vindo da fuga, a nova regra não se aplica. A UCI disse, no entanto, o seguinte:

O sprint deve continuar a ser respeitado e preservado, sem ser percecionado como uma exibição sem quaisquer consequências desportivas.

UCI
Créditos: A.S.O. / Charly Lopez

Créditos da fotografia de destaque: A.S.O. / Charly Lopez

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