Nova Specialized Crux – A leveza do Gravel

Nova Specialized Crux – A leveza do Gravel

O Gravel tem crescido tanto por todo o mundo, que dentro do próprio Gravel já existe segmentação de mercado. Existem bicicletas para Gravel competitivo (geometria mais desportiva) e bicicletas para desfrutar da viagem (geometria mais descontraída). É assim que nasce a nova Specialized Crux, uma Gravel leve e mais direccionada para andar rápido.

O interesse da UCI em criar competições desta vertente do ciclismo (tendo já anunciado competições e Campeonato do Mundo para 2022), veio aguçar ainda mais o investimento das marcas numa vertente mais competitiva do Gravel, neste caso a Specialized passa a ter mais uma Gravel no seu catálogo além da Specialized Diverge.

A intenção da Specialized com a nova Crux é ter a bicicleta de gravel mais leve do mundo, com a capacidade de espaçamento para pneus largos e geometria gravel de performance.

Os mais familiarizados com a gama de bicicletas da marca americana sabem que a Crux sempre foi uma bicicleta direccionada ao “off-road”, utilizada por muitos em terrenos que hoje chamamos de gravel ou terra.

Originalmente, a Crux foi desenvolvida como uma máquina de corridas de ciclocrosse, mas com o aparecimento das corridas de Gravel a Specialized decidiu que era neste ADN de competição que queria desenvolver a sua Gravel competitiva, a nova Specialized Crux.

Uma Gravel leve

De acordo com a Specialized, a nova Crux nasce também porque perceberam que os avanços que fizeram com a Specialized Atheos (bicicleta de estrada) poderiam ser aplicados numa bicicleta deste género, e isso tornou-se muito interessante.

Fizeram um quadro com 725 gramas (versão s-works), sendo que a bicicleta completa tem um peso anunciado de 7,25 kg’s. Mas também nas versões “não topo de gama” o peso é apelativo, visto que nas versões “pro”, “expert” e “comp” o peso do quadro é de 825 gramas.

“Nós sabíamos que uma bicicleta ultraleve com grande espaçamento de pneus iria realmente desbloquear a performance no gravel. Com as inovações feitas na Aethos, finalmente tínhamos a tecnologia para torná-la realidade com a nova Crux”

Stewart Thompson, director de produto de Estrada e Gravel da Specialized

O Espaçamento de pneu

Assim à primeira vista esta parece uma Specialized Crux normal, mas não, a nova Specialized Crux surge com o mesmo “tyre clearance” (espaçamento de pneu) da Specialized Diverge ou seja, tem um espaçamento de pneus 700 x 47c / 650b x 2,1” o que no Gravel faz toda a diferença.

O quebra cabeças no desenvolvimento

A nova Crux não usa a mesma placa sólida de carbono que a Diverge ou as escoras rebaixadas que outras plataformas recorrem para espaçamento de pneus.

A Specialized diz que foi a escora direta do lado do pedaleiro da Crux que permitiu manter todo o conjunto leve, elegante e focado à volta de cranques de gravel 1x e 2x que têm elevado a categoria.

A escolha do pneu tornou-se então a peça final deste “quebra-cabeça” dos engenheiros da marca, a melhor maneira de ajustar e melhorar a experiência de condução, dependendo de onde, como e sobre quais superfícies o utilizador pedalada.

Uma Gravel com um ADN diferente

Com as longas distâncias do Gravel em mente, a nova CRUX tem suporte para três grades de bidão – dois nos sítios normais no triângulo da frente e um terceiro debaixo do tubo diagonal, mas não tem suportes de rack, guarda-lamas ou bolsa TT, visto ser direcionada para outro tipo de Gravel.

E agora, os ciclistas devem escolher uma Crux ou uma Diverge?

A Diverge é a bicicleta mais versátil, capaz e compatível. Os ciclistas que procuram pedalar mais longe, com mais equipamento, ou que desejam a bicicleta que inspira mais confiança, devem escolher uma Diverge.

Os ciclistas que dão prioridade a uma condução rápida, leve e ágil devem escolher a Crux pela sua leveza e natureza reativa.

Para veres os preços, modelos e especificações completas visita o site da marca em Portugal: www.specialized.pt

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

UCI revela o percurso do Campeonato do Mundo Gravel

UCI revela o percurso do Campeonato do Mundo Gravel

Vídeo – Projecto Gravoesfera

Vídeo – Projecto Gravoesfera

Dicas do Zé | Sangrar e afinar travões de bicicleta

Dicas do Zé | Sangrar e afinar travões de bicicleta

Gravel Bikepacking | Lisboa-Montemor-Lisboa

Gravel Bikepacking | Lisboa-Montemor-Lisboa

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos