O Gravel tem crescido tanto por todo o mundo, que dentro do próprio Gravel já existe segmentação de mercado. Existem bicicletas para Gravel competitivo (geometria mais desportiva) e bicicletas para desfrutar da viagem (geometria mais descontraída). É assim que nasce a nova Specialized Crux, uma Gravel leve e mais direccionada para andar rápido.
O interesse da UCI em criar competições desta vertente do ciclismo (tendo já anunciado competições e Campeonato do Mundo para 2022), veio aguçar ainda mais o investimento das marcas numa vertente mais competitiva do Gravel, neste caso a Specialized passa a ter mais uma Gravel no seu catálogo além da Specialized Diverge.
A intenção da Specialized com a nova Crux é ter a bicicleta de gravel mais leve do mundo, com a capacidade de espaçamento para pneus largos e geometria gravel de performance.
Os mais familiarizados com a gama de bicicletas da marca americana sabem que a Crux sempre foi uma bicicleta direccionada ao “off-road”, utilizada por muitos em terrenos que hoje chamamos de gravel ou terra.
Originalmente, a Crux foi desenvolvida como uma máquina de corridas de ciclocrosse, mas com o aparecimento das corridas de Gravel a Specialized decidiu que era neste ADN de competição que queria desenvolver a sua Gravel competitiva, a nova Specialized Crux.
Uma Gravel leve
De acordo com a Specialized, a nova Crux nasce também porque perceberam que os avanços que fizeram com a Specialized Atheos (bicicleta de estrada) poderiam ser aplicados numa bicicleta deste género, e isso tornou-se muito interessante.
Fizeram um quadro com 725 gramas (versão s-works), sendo que a bicicleta completa tem um peso anunciado de 7,25 kg’s. Mas também nas versões “não topo de gama” o peso é apelativo, visto que nas versões “pro”, “expert” e “comp” o peso do quadro é de 825 gramas.
“Nós sabíamos que uma bicicleta ultraleve com grande espaçamento de pneus iria realmente desbloquear a performance no gravel. Com as inovações feitas na Aethos, finalmente tínhamos a tecnologia para torná-la realidade com a nova Crux”
Stewart Thompson, director de produto de Estrada e Gravel da Specialized
O Espaçamento de pneu
Assim à primeira vista esta parece uma Specialized Crux normal, mas não, a nova Specialized Crux surge com o mesmo “tyre clearance” (espaçamento de pneu) da Specialized Diverge ou seja, tem um espaçamento de pneus 700 x 47c / 650b x 2,1” o que no Gravel faz toda a diferença.
O quebra cabeças no desenvolvimento
A nova Crux não usa a mesma placa sólida de carbono que a Diverge ou as escoras rebaixadas que outras plataformas recorrem para espaçamento de pneus.
A Specialized diz que foi a escora direta do lado do pedaleiro da Crux que permitiu manter todo o conjunto leve, elegante e focado à volta de cranques de gravel 1x e 2x que têm elevado a categoria.
A escolha do pneu tornou-se então a peça final deste “quebra-cabeça” dos engenheiros da marca, a melhor maneira de ajustar e melhorar a experiência de condução, dependendo de onde, como e sobre quais superfícies o utilizador pedalada.
Uma Gravel com um ADN diferente
Com as longas distâncias do Gravel em mente, a nova CRUX tem suporte para três grades de bidão – dois nos sítios normais no triângulo da frente e um terceiro debaixo do tubo diagonal, mas não tem suportes de rack, guarda-lamas ou bolsa TT, visto ser direcionada para outro tipo de Gravel.
E agora, os ciclistas devem escolher uma Crux ou uma Diverge?
A Diverge é a bicicleta mais versátil, capaz e compatível. Os ciclistas que procuram pedalar mais longe, com mais equipamento, ou que desejam a bicicleta que inspira mais confiança, devem escolher uma Diverge.
Os ciclistas que dão prioridade a uma condução rápida, leve e ágil devem escolher a Crux pela sua leveza e natureza reativa.
Para veres os preços, modelos e especificações completas visita o site da marca em Portugal: www.specialized.pt
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