Nova Specialized Crux – A leveza do Gravel

Nova Specialized Crux – A leveza do Gravel

O Gravel tem crescido tanto por todo o mundo, que dentro do próprio Gravel já existe segmentação de mercado. Existem bicicletas para Gravel competitivo (geometria mais desportiva) e bicicletas para desfrutar da viagem (geometria mais descontraída). É assim que nasce a nova Specialized Crux, uma Gravel leve e mais direccionada para andar rápido.

O interesse da UCI em criar competições desta vertente do ciclismo (tendo já anunciado competições e Campeonato do Mundo para 2022), veio aguçar ainda mais o investimento das marcas numa vertente mais competitiva do Gravel, neste caso a Specialized passa a ter mais uma Gravel no seu catálogo além da Specialized Diverge.

A intenção da Specialized com a nova Crux é ter a bicicleta de gravel mais leve do mundo, com a capacidade de espaçamento para pneus largos e geometria gravel de performance.

Os mais familiarizados com a gama de bicicletas da marca americana sabem que a Crux sempre foi uma bicicleta direccionada ao “off-road”, utilizada por muitos em terrenos que hoje chamamos de gravel ou terra.

Originalmente, a Crux foi desenvolvida como uma máquina de corridas de ciclocrosse, mas com o aparecimento das corridas de Gravel a Specialized decidiu que era neste ADN de competição que queria desenvolver a sua Gravel competitiva, a nova Specialized Crux.

Uma Gravel leve

De acordo com a Specialized, a nova Crux nasce também porque perceberam que os avanços que fizeram com a Specialized Atheos (bicicleta de estrada) poderiam ser aplicados numa bicicleta deste género, e isso tornou-se muito interessante.

Fizeram um quadro com 725 gramas (versão s-works), sendo que a bicicleta completa tem um peso anunciado de 7,25 kg’s. Mas também nas versões “não topo de gama” o peso é apelativo, visto que nas versões “pro”, “expert” e “comp” o peso do quadro é de 825 gramas.

“Nós sabíamos que uma bicicleta ultraleve com grande espaçamento de pneus iria realmente desbloquear a performance no gravel. Com as inovações feitas na Aethos, finalmente tínhamos a tecnologia para torná-la realidade com a nova Crux”

Stewart Thompson, director de produto de Estrada e Gravel da Specialized

O Espaçamento de pneu

Assim à primeira vista esta parece uma Specialized Crux normal, mas não, a nova Specialized Crux surge com o mesmo “tyre clearance” (espaçamento de pneu) da Specialized Diverge ou seja, tem um espaçamento de pneus 700 x 47c / 650b x 2,1” o que no Gravel faz toda a diferença.

O quebra cabeças no desenvolvimento

A nova Crux não usa a mesma placa sólida de carbono que a Diverge ou as escoras rebaixadas que outras plataformas recorrem para espaçamento de pneus.

A Specialized diz que foi a escora direta do lado do pedaleiro da Crux que permitiu manter todo o conjunto leve, elegante e focado à volta de cranques de gravel 1x e 2x que têm elevado a categoria.

A escolha do pneu tornou-se então a peça final deste “quebra-cabeça” dos engenheiros da marca, a melhor maneira de ajustar e melhorar a experiência de condução, dependendo de onde, como e sobre quais superfícies o utilizador pedalada.

Uma Gravel com um ADN diferente

Com as longas distâncias do Gravel em mente, a nova CRUX tem suporte para três grades de bidão – dois nos sítios normais no triângulo da frente e um terceiro debaixo do tubo diagonal, mas não tem suportes de rack, guarda-lamas ou bolsa TT, visto ser direcionada para outro tipo de Gravel.

E agora, os ciclistas devem escolher uma Crux ou uma Diverge?

A Diverge é a bicicleta mais versátil, capaz e compatível. Os ciclistas que procuram pedalar mais longe, com mais equipamento, ou que desejam a bicicleta que inspira mais confiança, devem escolher uma Diverge.

Os ciclistas que dão prioridade a uma condução rápida, leve e ágil devem escolher a Crux pela sua leveza e natureza reativa.

Para veres os preços, modelos e especificações completas visita o site da marca em Portugal: www.specialized.pt

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Equipas do World Tour participaram no  Serenissima Gravel

Equipas do World Tour participaram no Serenissima Gravel

NOVA Trek Checkpoint – Uma GRAVEL mais completa

NOVA Trek Checkpoint – Uma GRAVEL mais completa

UCI anuncia Campeonato do Mundo de Gravel Bikes em 2022

UCI anuncia Campeonato do Mundo de Gravel Bikes em 2022

NOVAS bolsas Pro bike gear para bikepacking

NOVAS bolsas Pro bike gear para bikepacking

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a Newsletter

* Preenchimento necesssário

Escolha a newslwtter que pretende receber:

Categorias de Artigos