A Cervélo apresentou hoje a nova geração da sua bicicleta de gravel de competição: a Cervélo Áspero-5. Longe de ser uma simples atualização estética, este modelo foi concebido de raiz para ser uma bicicleta de gravel rápida, mas também traz outras novidades que a tornam mais apelativa ao utilizador não competitivo.

Segundo dados da Cervélo, a nova Áspero-5 oferece ganhos aerodinâmicos de 37 Watts em relação ao modelo anterior e 34 Watts face à concorrência mais próxima.
A Cervélo diz que aplicou ao gravel os trinta anos de experiência acumulada em aerodinâmica, prestígio que lhes é reconhecido no ciclismo de estrada e no triatlo.

As primeiras imagens da bicicleta já tinham surgido quando esta entrou em competição com a campeã mundial de gravel, Marianne Vos, algo que não passou desapercebido, notando-se desde logo diferenças significativas no quadro, face à geração anterior.

Aerodinâmica e integração
Segundo a marca, grande parte dos ganhos de eficiência aerodinâmica deve-se ao novo cockpit integrado com guiador e avanço em carbono, que por si só leva a que o ciclista adopte uma posição mais integrada na bicicleta e representa grande parte na poupança de energia despendida.

O quadro também foi redesenhado, ganhando mais área superficial (principalmente na zona dianteira) sem penalizar o peso. Pelo contrário, a nova Áspero-5 é 66 gramas mais leve que a anterior.
Armazenamento interno e Geometria adaptável
O novo modelo permite montar pneus até 45 mm, o que garante versatilidade para os diferentes tipos de terreno de gravel.
A geometria foi ainda otimizada para cenários em que se utilizem pneus de largura diferente à frente e atrás (por exemplo, 40 mm na frente e 44 mm atrás), uma abordagem pensada para melhorar a aerodinâmica e o comportamento em percursos menos técnicos.

Outro pormenor técnico que chama a atenção é a inclusão de um compartimento de armazenamento no tubo diagonal, herdado da série P de triatlo.
Esta solução já presente em muitas das bicicletas de gravel mais atuais permite transportar ferramentas e material de reparação dentro do quadro, minimizando a resistência ao vento e mantendo a bicicleta limpa e funcional.
Componentes
A Áspero-5 estará disponível com dois níveis de montagem: Force e XX SL, ambos com transmissão eletrónica SRAM AXS de 12 velocidades e potenciómetro incluído de origem. As rodas Reserve, montadas com cubos DT Swiss e pneus Vittoria Corsa Pro Control 700x42c, completam um conjunto claramente orientado para o desempenho.

O quadro está disponível nos tamanhos 48, 51, 54, 56, 58 e 61, em duas cores distintas: Five Black e Royal Mercury.

Preços:
- Aspero-5 Force AXS 1 | 7.580,00€
- Aspero-5 GRX RX825 Di2 1 | 7.580,00€
- Aspero-5 SRAM Red AXS 1 | 10.490,00€
- Aspero-5 Quadro | 5.640,00€
Podes ver mais informações sobre este modelo, disponíveis através do importador oficial da Cervélo em Portugal: www.bicimax.pt