Mundiais de Ciclocrosse 2025 – Hat-trick de Van Empel

Mundiais de Ciclocrosse 2025 – Hat-trick de Van Empel

Fem van Empel dominou a prova de elites femininas em Liévin, que recebe os Mundiais de Ciclocrosse 2025.

A prova foi o destaque do programa de sábado (1 de fevereiro) e foi um dos melhores eventos na história da disciplina onde as mulheres só competem desde 2000.

À partida, foram 37 as ciclistas de 12 nacionalidades que lutaram pelas três medalhas em disputa, num percurso pesado mas não muito lamacento.

Créditos: Sprint Cycling Agency | UEC

Três neerlandesas destacaram-se na frente

Amandine Fouquenet, ciclista que corria em casa, aproveitou o apoio dos espetadores e chegou em primeiro à primeira curva, seguida por Puck Pieterse e Fem van Empel, integrantes de uma super equipa dos Países Baixos.

Ainda na primeira volta, Van Empel respondeu às críticas de inconsistência e distanciou-se na frente com Pieterse. Atrás, a húngara Blanka Vas e a crossista da temporada Lucinda Brand formaram a dupla perseguidora.

No decorrer da corrida, Brand juntou-se à dupla que seguia na liderança e as três neerlandesas destacaram-se na frente, lutando pela liderança a cada curva.

Créditos: Sprint Cycling Agency | UEC

Terceiro título mundial consecutivo

Nas últimas voltas, Pieterse perdeu a dianteira da prova deixando a luta pelo ouro para as compatriotas.

A luta pelo ouro e pela tão querida camisola arco-íris ficou para a última parte da corrida, numa última volta emocionante de uma das corridas do ano.

Fem van Empel levou a melhor sobre Brand vencendo o terceiro título mundial consecutivo de ciclocrosse, igualando o feito de Sanne Cant (2017-2019).

No terceiro posto ficou Puck Pieterse num pódio completamente dominado pelos Países Baixos que ainda colocaram van der Heijden no quarto posto.

Top 10 da corrida

PosiçãoCiclistaNacionalidadeTempo
1VAN EMPEL FemPaíses Baixos54:29
2BRAND LucindaPaíses Baixos0:18
3PIETERSE PuckPaíses Baixos1:09
4VAN DER HEIJDEN IngePaíses Baixos1:31
5VAS Blanka Kata Hungria1:56
6CASASOLA SaraItália2:11
7ALVARADO Ceylin Del CarmenPaíses Baixos2:36
8CLAUZEL Hélène França2:51
9CANT SanneBélgica2:53
10FOUQUENET AmandineFrança 2:58

Outros medalhados do fim de semana

Nos outros resultados do fim de semana dos Mundiais de Ciclocrosse, foi a Grã Bretanha a vencer a corrida de estafetas por equipa, à frente de Itália e França, em segundo e terceiro lugares respetivamente.

Nas categorias mais jovens Lise Revol confirmou o grande momento do ciclocrosse francês e venceu a corrida de juniores com apenas 16 anos. Barbora Bukovská (Chéquia) ficou com a prata e Rafaelle Carrier (Canadá) com o bronze.

Na categoria de sub-23 masculinos, Tibor del Grosso (Países Baixos) confirmou o favoritismo e venceu o ouro com quase um minuto de vantagem para os belgas Kay De Bruyckere (prata) e Jente Michels (bronze).

Domingo é dia dos elites masculinos lutarem pelas medalhas, com Van der Poel e Van Aert a serem os grandes destaques. Antes, correm juniores masculinos e sub-23 femininas.

Van der Poel e Van Aert em Benidorm Créditos: Álvaro García Herrero

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

Rádio Popular-Paredes-Boavista

Rádio Popular-Paredes-Boavista

Efapel

Efapel

Feirense-Beeceler

Feirense-Beeceler

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais