Liège-Bastogne-Liège – Round 2 do duelo geracional entre Seixas, Pogacar e Evenepoel

Liège-Bastogne-Liège – Round 2 do duelo geracional entre Seixas, Pogacar e Evenepoel
Foto: A.S.O./Billy Ceusters

A Liège-Bastogne-Liège é o quarto monumento da temporada e concentra as atenções no próximo domingo com novo duelo entre os dois ciclistas do momento: Tadej Pogacar frente a Paul Seixas, naquele que será o segundo confronto direto entre os dois depois da Strade Bianche deste ano.

Na clássica italiana, Pogacar saiu vencedor e Seixas, de certa forma surpreendeu ao terminar na segunda posição, confirmando desde cedo que a temporada de 2026 poderia marcar a afirmação do jovem francês. Desde então, Seixas somou ainda mais argumentos, com destaque para a vitória na Flèche Wallonne e para a conquista da geral na Volta ao País Basco.

Foto: A.S.O./Jennifer Lindini

Agora, aos 19 anos, Paul Seixas chega à inevitavelmente à “La Doyenne” como uma das figuras de destaque.

Evenepoel com estatuto a defender

Além de Pogacar e Seixas, outro nome em destaque será Remco Evenepoel. O belga abdicou da Flèche Wallonne para preparar esta corrida e chega motivado pela recente vitória na Amstel Gold Race, além de que já venceu a corrida por duas ocasiões, em 2022 e 2023.

Foto: Maximilian Fries / Red Bull

O confronto entre estes três ciclistas junta perfis distintos: a capacidade de Pogacar para decidir corridas à distância, a explosividade de Evenepoel e a irreverência de Paul Seixas, que tem mostrado não sentir o peso da hierarquia no pelotão.

“La Doyenne” fecha o capítulo das Ardenas

A Liège-Bastogne-Liège é o quarto Monumento da temporada e a clássica mais antiga do ciclismo mundial, razão pela qual é conhecida como “La Doyenne”. Com mais de 250 quilómetros e uma sucessão constante de subidas curtas e exigentes, continua a ser uma das corridas mais seletivas da temporada.

Locais como La Redoute ou Roche-aux-Faucons costumam ser decisivos, em 2025 foi precisamente em La Redoute que Pogacar atacou para seguir isolado até à meta e conquistar a sua terceira vitória nesta clássica.

Com Pogacar e Evenepoel a defender o estatuto nesta corrida e Seixas a querer voltar a desafiar o “campeão do mundo”os patrões do pelotão”, a Liège-Bastogne-Liège promete mais um capítulo forte nesta primavera de clássicas.

Portugueses presentes

Para já, na lista de inscritos da Liège-Bastogne-Liège, Afonso Eulálio é o único ciclista português, garantindo a presença nacional numa das mais exigentes e prestigiadas clássicas do calendário mundial.

Noticias relacionadas

Volta à Lombardia 2026 | Paul Seixas, o príncipe do ciclismo, vence o seu primeiro Monumento

Volta à Lombardia 2026 | Paul Seixas, o príncipe do ciclismo, vence o seu primeiro Monumento

Mundial de Gravel 2026: Austrália recebe a edição mais dura e com menos “WorldTour’s” de sempre

Mundial de Gravel 2026: Austrália recebe a edição mais dura e com menos “WorldTour’s” de sempre

Precisam-se mecânicos! Indústria da bicicleta em alerta e ciclismo de alta competição também

Precisam-se mecânicos! Indústria da bicicleta em alerta e ciclismo de alta competição também

Granfondo Serra d’Ossa By Blackjack Wheels  levou cerca de 1600 participantes ao Alentejo

Granfondo Serra d’Ossa By Blackjack Wheels levou cerca de 1600 participantes ao Alentejo

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais