Kerstperiode – O ciclocrosse no período de Natal

Kerstperiode – O ciclocrosse no período de Natal

O Kerstperiode do ciclocrosse traz-nos duas semanas recheadas de corridas míticas. É neste período natalício que os duelos com todas as estrelas acontecem.

Este ano a primeira corrida do Kerstperiode é já no dia 22/12, e estende-se até ao primeiro dia do ano. Para se ter bem uma ideia, durante estes 11 dias vão-se realizar 8 corridas das grandes competições, incluindo 3 da Taça do Mundo.

Este período é especial porque as corridas são todas muito próximas geograficamente, com sete a realizarem-se na Bélgica e uma nos Países Baixos. Isto permite que haja uma grande assiduidade das grandes estrelas que não têm de fazer viagens longas entre eventos. Para além disso é uma grande oportunidade para os fãs que se consigam deslocar, pois em poucos dias têm a oportunidade de assistir ao vivo a um grande número de corridas.

Vários confrontos entre os “Big Three”

O Kerstperiode traz boas notícias também em relação aos confrontos entre Van der Poel, Van Aert e Pidcock. Nestas 8 corridas, em 3 estarão todos eles presentes, e em 6 provas estarão pelo menos dois em competição. 

Destaque para o típico “Boxing Day”, logo depois do Natal, no dia 26 de dezembro o Boxing Day está marcado para Gavere, com a corrida da Taça do Mundo onde estrão presentes Pidcock, Van der Poel e Van Aert.

Numa semana pode decidir-se uma temporada

O Kerstperiode é um momento extremamente importante no calendário do ciclocrosse pois com tantas corridas e pontos por distribuir, é nestes 10 dias que a época dá um grande passo para a sua classificação final. 

Este período é visto pelas equipas e pelos ciclistas quase como uma corrida por etapas, pois enquanto que no resto do ano as corridas por norma acontecem só ao fim de semana e com 5/6 dias de intervalo, no Kerstperiode há corridas quase todos os dias. Isto implica que as equipas e todo o staff tenham de andar sempre de malas na mão e exige uma gestão do esforço e forma física diferente de outras alturas da temporada, devido à quantidade de corridas em tão poucos dias.

Muita corrida, lama e material danificado

Outro problema enfrentado pelas equipas mais pequenas é a dificuldade em conseguir equipamento de substituição para as bicicletas, porque para além de terem menos tempo entre corridas, neste período de Natal muitos dos fornecedores estão parados para férias.

O Kerstperiode é mesmo um festival de corridas míticas, estrelas, lama e peças partidas.

A primeira corrida deste período é já na próxima sexta-feira no Exact Cross de Mol, que abre estes 10 dias com o primeiro duelo desta época de ciclocrosse entre os eternos rivais Van der Poel e Van Aert.

Subscreve a newsletter semanal para receberes todas as notícias e conteúdo original do TopCycling.pt. Segue-nos nas várias redes sociais Youtube , Instagram , Twitter , e Facebook.

Noticias relacionadas

Volta à Suíça – Etapa 5 – Espetáculo de João Almeida

Volta à Suíça – Etapa 5 – Espetáculo de João Almeida

Volta a Portugal 2024 – Já se conhecem as etapas

Volta a Portugal 2024 – Já se conhecem as etapas

Granfondo Portimão 2024 – O ultimo desafio do ano

Granfondo Portimão 2024 – O ultimo desafio do ano

Volta a Suíça – Resumo da Etapa 4

Volta a Suíça – Resumo da Etapa 4

Utilizamos cookies para garantir a funcionalidade e melhor experiência de navegação no nosso site. Saber mais