Há um novo matador entre os sprinters do WorldTour! Com três vitórias em quatro dias, Sam Welsford é o melhor sprinter do Tour Down Under.
Em dia de aniversário – fez 28 anos – o australiano mostrou que sabe ganhar mesmo quando o leadout não corre bem.
Welsford perdeu a roda de Danny van Poppel e mesmo assim ganhou com uma bicicleta sobre Biniam Girmay na chegada a Port Elliot, após uma jornada de 136 km.
“Estou sem palavras. Foi uma aproximação rápida e não sei exatamente como é que tudo aconteceu, mas senti-me bem à saída da curva. Não estava na roda do Danny e usei os corredores posicionados entre nós como leadout. Esta vitória é simplesmente incrível, é o início perfeito do ano.”
Sam Welsford
Dupla subida a Willunga Hill
Na próxima madrugada a corrida entra numa nova fase com a chegada da primeira de duas etapas decisivas para a classificação geral.
Rúben Guerreiro e António Morgado estão a 11 segundos do líder, Isaac Del Toro. O “Cowboy” tem andado sempre bem posicionado no top 40 das etapas, já o “Bigode Voador” conta com um handicap importante já que poderá ter que ajudar Del Toro a defender a liderança na geral.
Há dupla subida a Willunga Hill – 3km e rampas máximas de 15,6% – que foi passado pela última vez em 2020 com Matthew Holmes a bater o rei de Willunga, Richie Porte, que aí venceu em seis edições consecutivas.
Domingo também escalam o Monte Lofty em dose dupla; aí ganhou Simon Yates no ano passado. Jay Vine, ausente nesta edição, é o campeão em título.